Treino funcional em casa: veja sugestões de exercícios para iniciantes

Conheça aplicativos e canais do Youtube que ajudam você a não gastar com academia!

Se a grana é pouca, mas a vontade de entrar em forma não, o treino funcional em casa é uma solução válida para não deixar de lado aquela meta de lifestyle saudável.

Treino funcional em casa

Treino funcional em casa pode sim gerar bons resultados. (Foto: Divulgação).

Neste artigo, explicaremos os principais detalhes sobre essa modalidade de exercícios e algumas dicas de aplicativos e canais do Youtube, prontos para que foco, força e fé sejam validados sem sair de casa!

Primeiro, entenda o que realmente é o treino funcional em casa

Para você que está pensando em abrir mão da academia e apostar no treino funcional em casa, antes de tudo, é importante entender o principal conceito dessa prática.  Vamos lá?

Basicamente, o treinamento funcional é uma junção de exercícios, nos quais todos os movimentos promovem a resistência física com o peso do próprio corpo. Nesse tipo de treino, os exercícios isolados, característicos da musculação, dão lugar a atividades que trabalham a musculatura corporal como um todo.

Logo, força, equilíbrio resistência e flexibilidade são só alguns dos adjetivos contemplados por essa prática.

Dentre os principais ganhos proporcionados através do treino funcional em casa, podemos destacar a redução no percentual de gordura e definição muscular. Tais benefícios são garantidos por meio de atividades aeróbicas, que podem recorrer aos elásticos para exercícios, cordas ou, até mesmo, nada.

A frequência do treino funcional em casa deve variar de acordo com o condicionamento físico do praticante. Contudo para os que estão começando, o ideal é que essa modalidade seja realizada pelo menos três vezes por semana.

Em relação ao gasto calórico, estima-se que em uma hora de atividades funcionais sejam gastas cerca de 800 calorias.

Descubra qual é o qual é o principal pilar do treino funcional em casa!

Se você está em busca de dicas de como definir a musculatura, saiba que o treino funcional em casa é uma das melhores opções. O motivo? Ele dado pelo fortalecimento do core, responsável por ser o principal pilar dessa prática.

O que você precisa entender sobre esse trabalho muscular é que o seu foco e voltado exatamente para o centro de força do corpo. Ou seja, na musculatura do abdômen, quadris e região lombar, principais regiões sustentadas pela coluna vertebral.

No exercício da prancha, por exemplo, através da concentração de equilíbrio e força, ao sustentar o corpo sem se mexer há uma tonificação dos músculos da parede abdominal.   Para os iniciantes, essa atividade deve durar por pelo menos 30 segundos. Agora para aqueles que já contam com certa resistência abdominal, quanto mais tempo melhor!

Lembre-se também que os resultados do treino funcional em casa só tornam-se visíveis, se o praticante, em si, for adepto a uma alimentação saudável contemplada por alimentos funcionais.

Veja agora uma lista de benefícios garantidos pelo treino funcional em casa

Antes de indicarmos algumas dicas de como colocar em prática o seu treino funcional em casa, vale a pena conferir um check list sobre os reais ganhos dessa modalidade.

Abaixo, veja quais são:

  • É uma modalidade de exercício versátil, já que pode ser realizada em qualquer lugar;
  • Trabalha com todas as habilidades motoras;
  • Diminui os riscos de problemas cardiovasculares,
  • Reúne atividades multifacetadas, sendo uma ótima opção para pessoas que se sentem entediadas na musculação;
  • Estimula uma percepção melhor dos movimentos;
  •  Ajuda na postura e flexibilidade;
  • Melhora a simetria muscular;
  • Estimula a perda de 800 calorias em 01 hora de exercício;
  • Aumenta a força muscular e definição dos músculos;
  • Devolve o bom funcionamento das estruturas afetadas, devida algum tipo de lesão.

Conheça agora 04 aplicativos para o treino funcional em casa!

Agora, finalmente chegou a hora que você tanto aguardava. Isso porque, selecionamos abaixo 04 opções de aplicativos que estão prontos para ajudar você a iniciar o seu treino funcional em casa. Bora conhecer?

1 – Nike Training Club

Com Nike Training Club você tem acesso a mais de 100 treinos elaborados pelo personal trainer de nomes como Rihanna, Serena Williams, Ary Nuñez, entre outras celebridades e atletas.  O aplicativo é dono de uma interface intuitiva, na qual a execução de todos os exercícios é mediada por vídeos e áudios.

Além disso, caso você esteja com algum receio por ainda ser novato ou novata no mundo dos treinos funcionais, não precisa se preocupar. Isso porque, o app conta com um plano de treinos voltado exatamente para iniciantes.  Em relação ao tempo dos exercícios, através desse aplicativo é possível encontrar desde treinos de 15 minutos até 45 minutos.

  • Aplicativo gratuito e disponível para iOS

2 – Daily Workouts FREE

O Daily Workouts Free  é o tipo de app que encaixa na rotina de qualquer pessoa. Já que através dessa plataforma é possível encontrar planos de treinos que variam entre 5 e 30 minutos.  Outro detalhe importante é que o aplicativo conta com 50 exercícios voltados para diferentes regiões do corpo, disponibilizados através de vídeos que mostram o passo a passo de cada atividade física.

  • Aplicativo gratuito e disponível para Android

3 – Workout trainer

Cansou de apostar em diversas alternativas para acabar com flacidez do corpo e não obter resultados?  Se a resposta for sim, saiba que ainda há uma luz no fim do túnel para sua tonificação muscular.

Ao baixar o aplicativo Workout trainer é possível realizar os mais diversos tipos de atividades físicas usando apenas o que você tem em casa.  O app conta com o mesmo sistema operacional dos anteriores, visto que todos os exercícios são disponibilizados por meio dos vídeos tutoriais.   Vale lembrar que o aplicativo conta também com pacotes pagos, que oferecem modalidades de treinos mais específicas.

  • Aplicativo gratuito e disponível para AndroidiOS

4 – Barriga Tanquinho em 30 dias – Treino Abdominal

Ter uma barriga tanquinho em 30 dias é algo que soa utópico a princípio, mas saiba que com esse app o abdômen chapado é uma realidade muito mais próxima do que você imagina.  Isso porque, esse aplicativo reúne treinos diversificados de acordo com cada objetivo do usuário.

O plano de treinamento é divido em 03 modalidades sendo elas: Perder Gordura da Barriga, Abdômen Durinho e Barriga Tanquinho.  Cada pacote é contemplado por uma série de 15 exercícios, que devem ser realizados durante 30 dias.

Além disso, outro atrativo do aplicativo é a sua interface intuitiva, uma vez que o usuário escolhe o plano de treinamento de sua preferência sem a necessidade de concluir um para começar o outro.

Como app abrange três planos de 30 dias, o usuário que concluir todos os planos terá a chance de ter o abdômen dos sonhos após concluir os 03 meses de treino. Contudo, vale lembrar que para potencializar os resultados, o ideal ter uma alimentação saudável.

Mas como os exercícios são disponibilizados?

Bom, todos os exercícios do app Barriga Tanquinho em 30 dias – Treino Abdominal são oferecidos por meio de animações e um guia de áudio muito semelhante à voz do Google Tradutor.

Abaixo, veja um checklist com as definições do aplicativo de acordo as informações do Google Play:

  • Rotinas de treino de 30 dias para uma barriga tanquinho e um corpo mais forte;
  • Treinamento incrível para controle de peso e fortalecimento muscular;
  • A intensidade dos exercícios aumenta passo a passo;
  • Personalize seus lembretes de treino;
  • Grava o progresso do treinamento automaticamente;
  • Apropriado para todas as pessoas: iniciantes, praticantes experientes, homens, mulheres, jovens e idosos
  • Aplicativo gratuito e disponível para Android.

Veja também alguns canais do Youtube para treino funcional em casa!

Caso você não seja muito dos aplicativos, saiba que há também uma infinidade de canais do Youtube que oferecem diversas alternativas para treino funcional em casa.  Logo abaixo, confira 05 opções que separamos e que dão um gás no seu life style saudável:

Exercício em Casa

O  canal Exercícios em Casa é conhecido pela sua versatilidade nas práticas saudáveis. Os conteúdos disponibilizados nessa plataforma abrangem aulas de ioga, dança, pilates, alongamento e, até mesmo, ginástica localizada.

Todos os vídeos são divididos entre os níveis de iniciante, intermediário ou avançado, apresentando também informações sobre o gasto calórico de cada prática.

Gym Virtual

Caso você esteja querendo treinar o seu espanhol e, ao mesmo tempo, a musculatura, vale à pena considerar o Gym Virtual. Esse canal conta com diversos exercícios funcionais mediados pela latina Patry Jordan.

Todas as atividades são realizadas com o próprio peso do corpo, ou seja, não há necessidade de nenhum acessório como cordas, pesinhos e caneleiras.

P4P Brasil

O P4P é outra opção válida para quem busca apostar em um treino funcional em casa.  Com mais de 600 mil inscritos, este canal pertence a uma das maiores comunidades de ginástica do mundo a Passion4Profession.

Em relação aos exercícios, todas as atividades são apresentadas por animações narradas pela voz do Google, característica que faz esse canal ser bem semelhante ao app Barriga Tanquinho.

Lu Oliveira

No canal da Lu Oliveira, além de dicas de exercícios que podem ser feitos em casa, o usuário tem acesso a uma consultoria a variadas opções de receitas saudáveis, que por sua vez garantem mais eficácia para a sua rotina de exercícios físicos.

Fitness Blender

O casal Daniel e Keli são os porta-vozes do canal Fitness Blender, que oferece uma gama de 600 vídeos de treinos em casa e dicas de nutrição. É importante lembrar que o canal é todo em inglês. Contudo, como a prática de exercícios fiscos é uma atividade mais visual do que auditiva, já sabemos que o idioma está longe de ser um impeditivo.

Comente