Exercícios Físicos Recomendados para Grávidas: confira os melhores

Saiba aqui os melhores exercícios físicos para gestantes e quais devem ser evitados nesse período.

Médicos e especialistas da saúde do corpo defendem atividades físicas em todas as fases da vida. Mas, tudo depende também da sua condição física e isso inclui as grávidas, pois nem todo tipo de exercício deve ser feito pelas gestantes devido à fragilidade dessa fase. Se você está esperando um bebê e quer saber quais são os exercícios físicos recomendados para grávidas, você veio ao lugar certo. Veja a seguir todos os recomendados por médicos.

Os exercícios físicos recomendados para grávidas são leves e não colocam o bebê em risco.

A mulher grávida pode praticar exercícios leves. (Foto: Divulgação)

Recomendações para se exercitar durante a gravidez

A gravidez é uma fase muito especial para a mulher. O fato de gerar uma vida dentro de você leva a cuidados específicos e um deles é a prática de exercícios físicos. Porém, é importante se preocupar com quais atividades físicas podem ser realizadas nessa etapa da vida.

Se você já era uma atleta ou praticava exercícios físicos intensos antes da gravidez, essa é a hora de diminuir um pouco o ritmo. Os médicos e especialistas recomendam a continuidade das atividades físicas, mas com cuidado. Não se esqueça de que o organismo está passando por mudanças e por isso o treino deve ser mais leve.

Se o caso for de uma grávida com uma vida sedentária anterior, o exercício físico também é recomendado. Ela deve dar preferência às atividades que não trazem um esforço exaustivo, porque o corpo não está acostumado. O ideal são exercícios de baixo impacto e que não exigem muito esforço, como a hidroginástica.

Os melhores exercícios físicos recomendados para grávidas

Os exercícios físicos recomendados para grávidas são:

Caminhadas

As caminhadas leves são recomendadas a todas as grávidas, principalmente as sedentárias. Caminhadas de 30 minutos pedem roupas leves e tênis confortável com amortecimento ideal. Quem opta por caminhar ao ar livre deve escolher um horário de sol ameno (nunca do meio dia até às 15h). Beba bastante água e mantenha o seu corpo hidratado. O ideal é fazer alguns alongamentos antes da caminhada para evitar lesões e dores nas articulações.

Corrida leve

A corrida leve é apenas indicada para mulheres que são atletas ou que praticavam exercícios com muita intensidade antes da gravidez. Dessa forma, o seu corpo está acostumado com atividades físicas e está preparado para uma corrida leve. Mas não abuse: se sentir exaustão, muita fadiga e palpitações, interrompa a corrida e procure um médico.

Caminhada e corrida leve são boas opções. (Foto: Divulgação)

Hidroginástica

Essa é a atividade física ideal para todas as grávidas, pois são exercícios que trabalham toda a musculatura do corpo com baixo impacto. Como é feito dentro da água, evita lesões e dores.

Pilates

Um excelente exercício para as gestantes, pois o pilates melhora a respiração, o alongamento, a musculatura, o equilíbrio e também a postura. Tudo isso de forma segura e com baixo impacto.

Alongamento

As aulas de alongamentos são muito recomendadas pelos médicos para mulheres em período de gestação. Alongar ajudará o corpo nas modificações que ele terá nesse período, aliviando as dores e o stress.

Yoga

Um exercício completo entre o corpo e mente na Yoga a gestante treinará a sua respiração, melhorará a sua postura, tonificará os músculos e ainda encontrará um equilíbrio na mente através da meditação, eliminando o stress e a ansiedade.

Bicicleta ergométrica

Os exercícios na bicicleta ergométrica são recomendados apenas até os 6 meses de gestação. Após esse período, a mulher poderá sentir incômodos ao pedalar por causa do crescimento da barriga.

Musculação leve

Mulheres que já possuíam o hábito de praticar musculação antes da gravidez poderão continuar a prática. No entanto, é recomendado pesos reduzidos em pelo menos pela metade e sempre com a supervisão de um educador físico.

Dicas importantes

Sempre antes de iniciar uma atividade física na gestação, consulte o seu médico e peça uma indicação de acordo com o seu caso. Não faça sozinha e esteja sempre sob a supervisão de um professor de educação física.

Os exercícios físicos não são recomendados para gestações de risco, para mulheres com descolamento da placenta, gravidez de múltiplos e gravidez com risco de nascimento pré-maturo.

E aí? Você ainda tem dúvidas sobre exercícios físicos recomendados para grávidas? Deixe um comentário.

Comente