Elásticos para exercícios: saiba como usar durante o treino

Ganhe mais definição e dê adeus a gordura localizada!

Se você acha que um bom treino se resume apenas em puxar ferro, é bom saber que os elásticos para exercícios são soluções completamente bem-vidas, quando a sua meta é definir a musculatura. O motivo é bem fácil de entender. Isso porque, tanto força como a resistência acabam sendo  postas à prova, uma vez que  o ato de  puxar e  manter o elástico esticado  é a  base dessa atividade.

O uso de elásticos para exercícios pode turbinar o seu treino.

Os elásticos, quando usados corretamente, ajudam a deixar o corpo definido. (Foto: iStock)

Os benefícios do uso de Elásticos para exercícios

Entender os benefícios de uma atividade física nunca é demais, alias é uma tarefa essencial para saber se a prática escolhida atende ou não as suas expectativas. Logo, confira abaixo os principais benefícios proporcionados pelos elásticos para exercícios!

Membros inferiores e superiores em ação!

Ao fazer exercícios utilizando os elásticos, a movimentação proporcionada por todos os membros do corpo ajuda diretamente na coordenação motora, que por sua vez é essencial para realização de outras atividades físicas.

Mais definição

Sabe aquela gordurinha localizada? Aderindo a prática dos exercícios utilizando os elásticos, você verá como logo, logo ela será queimada. A razão disso é dada pela alta intensidade desse exercício, tornando bem mais fácil a tarefa de queimar e  ganhar massa muscular rápido.

Menos estresse, sono melhor

Por melhorar o sistema circulatório, esse exercício aeróbico acaba aliviando também os níveis de estresse do corpo, resultando em boas noites de sono.

Praticidade

Por ser uma acessório de fácil locomoção é possível realizar a sua série de exércitos em qualquer lugar.

Aumento da resistência física

De acordo como uma entrevista realizada pela revista Claudia com a professora de ginástica Elisa Vilhena, é possível aumentar em até 30% a resistência física, graças ao fortalecimento da musculatura.

Sobre a intensidade do elástico

Assim como as anilhas e alteres da vida, o elástico para exercício também apresentará alguns contrastes em relação aos seus modelos.  Com isso, quanto mais grosso for o elástico escolhido, maior será a força utilizada para realizar a prática. Sendo assim, para os que ainda estão começando, o indicado é ter em mãos um elástico de calibre mais fino.

Que tal aprender alguns exercícios?

Depois de saber os benefícios e qual é o tipo de elástico indicado para quem está começando, é hora de mostrar como essa prática realmente funciona!  Então, para começar a se inspirar e fazer jus ao ditado “Corpo são, mente sã”: confira abaixo alguns modelos de exercício!

Agachamento

Enrijecer a musculatura do bumbum e das coxas é sempre uma tarefa árdua e que não pede outra solução, senão os famosos agachamentos.  Para esse exercício, você deverá manter a coluna reta e, com abdômen contraído, realizar o agachamento, movimentando e flexionando os joelhos com o quadril para trás.

Sessões: 3 com 15 repetições cada.

Abdominal

A barriga chapada é o sonho de muitos e fora alimentação saudável, que é essencial, o que faz perder a gordura abdominal é uma boa série de exercícios que estimulem o desenvolvimento da musculatura.   E quer saber de uma coisa? O exercício abaixo é uma ótima opção.

Você deverá prender o elástico na região dos ombros, passar pelos pés e com abdômen contraído elevar somente o tronco.

Ombros e braços

O fortalecimento dos ombros e dos braços também é essencial para uma musculatura saudável. Com isso, para a prática da imagem abaixo você deverá segurar as pontas do elástico com as mãos, pisar no meio da faixa com uma das pernas e depois elevar os braços com os cotovelos flexionados.

Sessões: 03 de 12 a 15 repetições.

Fonte:  iStockphoto.com/OSTILL

Mais um para os ombros

Diferente do exercício anterior, nesse exercício você só deverá ficar sentada com as pernas estendidas para frente. O elástico deverá ser passado pelos pés, e puxado com as mãos, assim como na segunda foto.

Sessões: 03 de 12 a 15 repetições.

Bíceps

Assim como você pode ver na foto abaixo, nesse exercício só será preciso colocar os pés sobre o elástico, flexionar os braços, sem abrir os cotovelos. Ah, e não se esqueça de manter o abdômen contraído!

De novo? Mas por quê?

O motivo é dado pelo fato da contração dessa região ajudar a  sustentar o equilíbrio e a postura.

Vale lembrar também que para quem busca alguma solução eficaz de  como afinar o braço rapidamente essa prática tem tudo para ajudar você a dar aquele tchauzinho sem medo de ser feliz!

Sessões: 03 de 12 a 15 repetições.

Veja a seguir um tutorial em vídeo, ensinando o uso do elástico para fazer exercícios:

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