Academia para iniciantes: veja dicas para começar a treinar

Quer pegar o ritmo das atividades físicas? Então não deixe de conferir este artigo.

No primeiro momento, a ideia da academia para iniciantes pode ser de sofrimento. Mas os treinos promovem o bem-estar e a autoestima, o que faz com que muitos que começam queiram permanecer nesse novo desafio.

Não é vergonha nenhuma caso você já tenha tentado uma “vida fitness” antes, mas parado logo no início. Está te faltando uma motivação a mais? Ainda tem muitas dúvidas? Veja agora nossas dicas para iniciantes e curiosos sobre o trabalho realizado nas academias.

A academia para iniciantes deve ser moderada.

Quem está iniciando na academia não pode pegar pesado. (Foto: Divulgação)

Dicas de treino de academia para iniciantes

1 – Objetivos

Todo mundo tem um objetivo quando começa a frequentar a academia. Qual o seu? Definição, ganhar massa muscular, emagrecer? Ou, quem sabe, sair do sedentarismo e ter mais energia?

Descubra qual é o seu objetivo e tenha-o como algo a ser perseguido sempre. Pouco a pouco você irá se desafiando cada vez mais e precisa ter um foco.

2 –  Condição Física e Saúde

Os treinos precisam trazer apenas benefícios para você, e não prejuízos junto com eles. Já visitou o seu médico para saber se está tudo ok para começar? Tem alguma lesão que seja motivo para ter atenção extra?

Há exercícios e modalidades que não podem ser executados por uma pessoa com limitações físicas. Faça uma avaliação e converse com o instrutor da sua academia. Ele irá te passar um treino seguro, adequado para o seu caso.

3 –  Insegurança

Você acha que só consegue dar conta do seu treino se tiver alguém do seu lado ajudando? O professor da academia é a pessoa mais indicada para te auxiliar, e não o seu amigo ou vizinho.

Na verdade, você não depende do “apoio moral” de outra pessoa para fazer seus exercícios. E esse pensamento também acaba com a desculpa de ficar em casa desanimado porque “ficou sem ninguém para ir malhar com você”.

Outra questão é: esqueça os marombeiros do recinto. E daí que tem aluno que treina pesado, com grandes anilhas e tudo mais? Você vai chegar lá um dia se esse for o seu objetivo. Não deixe o ambiente te intimidar.

Reconheça os limites do seu corpo e escute as recomendações do personal. (Foto: Divulgação)

4 –  Sem Afobação

Dê tempo ao tempo. O seu corpo está se adaptando à rotina da academia. Os resultados ainda podem demorar um pouquinho a aparecer, mas você está no caminho certo.

Seja disciplinado e cumpra o seu treino passado pelo instrutor. Se tiver dúvidas, pergunte a ele. Não tenha vergonha. Evite lesões desnecessárias de um exercício feito errado.

5 – Lesões

Além de ter feito uma avaliação física antes de começar a academia para valer, evite lesões fazendo a execução correta dos exercícios.

Nada de copiar o treino de outras pessoas. Cada treino deve ser criado para um indivíduo em especial. Então não se iluda com vídeos da internet. O que funciona para um pode oferecer riscos para outro.

Faça uma avaliação física antes de entrar na academia. (Foto: Divulgação)

6 – Alimentação

Uma boa alimentação é o melhor combustível que você pode ter. É dela que se tiram as energias necessárias para encarar um treino.

Busque dicas com o seu instrutor de pré e pós-treino. Mas o ideal mesmo é ter o suporte de um nutricionista esportivo.

7 – Hidratação

Não é muito fã de beber água? Pois agora terá que se acostumar a ter sempre uma garrafinha por perto.

A cada cinco minutos de atividades, se hidrate. Os exercícios exigem muito do corpo, produzem suor e desidratam. Reponha os minerais.

Aprendeu os truques de academia para iniciantes? Então tenha um bom treino!

Comente