Ganhar massa muscular rápido: veja 4 dicas que funcionam

Veja quais são os segredos para ganhar massa muscular em pouco tempo.

Faltando poucos meses para o verão começa a correria para colocar o corpo em forma e entrar com tranquilidade e sem neuras naquele biquíni ou sunga. Afinal, todo mundo quer aproveitar uma praia ou piscina no calorão. E com isso todo mundo procura por maneiras de ganhar massa muscular rápido, mas você sabe como fazer isso de maneira saudável e sem prejudicar a sua saúde? Se a resposta foi negativa, não se preocupe, pois hoje você vai descobrir.

Descubra quais são os segredos para ganhar massa muscular rápido.

Não tem como escapar: você vai precisar levantar peso. (Foto: Divulgação)

Mesmo que você não tenha intenção de ser um halterofilista, a maioria das pessoas deseja ganhar em pouco de massa muscular. E, se for de maneira rápida, melhor. O aumento de massa muscular ajuda a elevar o metabolismo e isso faz o corpo funcionar de forma mais eficiente.

A genética é um fator importante nessa tarefa. Isso faz com que algumas pessoas tenham mais facilidade em ganhar massa muscular rápido e outras demorem um pouco mais. Contudo, com o treinamento correto e alimentação adequada, qualquer pessoa pode alcançar esse objetivo. E existem algumas dicas para ajudar aqueles que não têm a genética a seu favor.

Dicas de como ganhar massa muscular rápido

A seguir você vai conhecer os passos para ganhar massa muscular rápido e com saúde.

1 – Faça musculação, mas comece aos poucos

Se você está sedentário o primeiro passo é procurar um médico e fazer exames físicos e cardíacos. Após a liberação do médico, inicie sua atividade de musculação devagar. O ideal é que o seu treino comece com um número maior de repetições e pouco peso. Com o tempo, você pode aumentar o peso e diminuir o número de repetições.

2 – Comece a sua reeducação alimentar

Para ganhar massa muscular rápido você precisa fazer uma verdadeira reeducação alimentar na sua vida. Os alimentos são o combustível do nosso corpo e é preciso fornecer uma nutrição adequada para que o organismo funcione perfeitamente.

Cada grupo alimentar possui uma função importante, como por exemplo, a ingestão de carboidratos antes do treino é essencial para evitar a queima rápida de energia e problemas de queda de glicose e pressão sanguínea. Já para a restauração dos músculos no pós-treino é importante ingerir proteína. Para ganhar massa magra você deve reduzir o consumo de gorduras, açúcares e sal.

Mude o cardápio para otimizar o ganho de massa muscular. (Foto: Divulgação)

3 – Respeite os dias de descanso do treino

Muitas pessoas cometem esse erro quando acham que treinar diariamente todos os músculos estarão agilizando o ganho de massa muscular. Ao contrário, o aumento de massa muscular acontece com a regeneração das microlesões causadas pelo treino (o que é normal), e essa regeneração acontece no período de descanso.

O ideal é que sejam criadas duas séries de exercícios e que estas sejam trabalhadas de maneira intercalada, t trabalhando grupos musculares diferentes em cada dia. Dessa forma, será respeitado o período de descanso de cada grupo muscular. Quando treinamos em excesso a musculatura aumentam as chances de lesões graves que podem até impedir a continuação dos exercícios por um bom tempo.

4 – Evite exercícios aeróbicos antes da musculação

Para quem deseja ganhar massa muscular em pouco tempo, o ideal é evitar fazer exercícios aeróbicos antes do treino de força. Isso porque nos exercícios aeróbicos existe uma grande queima de calorias e energia, e se você iniciar com esses exercícios logo estará cansado e sem força para a musculação. Mas se você inverter a ordem dos exercícios, deixando os aeróbicos para o final, seus músculos já estarão aquecidos e a queima de calorias será ainda maior.

Para ganhar massa muscular rápido você precisa manter o equilíbrio entre uma alimentação saudável e exercícios praticados da maneira adequada. Siga as nossas dicas e conquiste o corpo dos seus sonhos.

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