Dieta Plant-Based emagrece mesmo? Confira o cardápio e benefícios

Quer emagrecer com saúde e adotar um novo estilo de vida? Saiba mais aqui sobre a dieta que é um verdadeiro sucesso entre os famosos.

A Dieta plant-based e seus incríveis resultados na saúde estão dando o que falar. Famosos e digital influencers estão divulgando a nova dieta nas mídias sociais com muitos elogios e resoluções incríveis. Se você quer e precisa emagrecer e ao mesmo tempo deseja uma reeducação alimentar focada na saúde do seu organismo, conheça a seguir tudo sobre esta nova dieta e seus benefícios.

A dieta plant-based  estimula o consumo de vegetais.

A dieta baseada em plantas é a nova tendência do momento. (Foto: Divulgação)

O que é Dieta plant-based?

A plant-based chegou ao Brasil há pouco tempo, mas os elogios aos resultados estão sendo muitos, inclusive por nutricionistas e médicos especializados.

A dieta baseada em plantas, que é a tradução livre para o termo plant-based não é nem vegana e nem vegetariana. É um híbrido, que não obriga ao adepto a cortar de vez as proteínas de origem animal. A maior parte dos seguidores da dieta costumam não consumir alimentos de origem animal, mas isso não é necessariamente uma regra.

A Dieta plant-based quer dizer que todas as suas refeições serão baseadas em legumes, leguminosas, oleaginosas, frutas, verduras, cogumelos, cereais, sementes e grãos – de preferência orgânicos, mas não necessariamente sem nenhuma proteína de origem animal, se você quiser.

Emagrece mesmo?

Pelo fato de a dieta ser baseada em alimentos muito naturais, orgânicos, com o preparo da forma mais nativa, de preferência sem muito cozimento é ideal sim para quem deseja emagrecer, porque exclui os alimentos processados, com gorduras saturadas, corantes, acidulantes e conservantes, tudo o que evita o acúmulo de gordura no organismo.

A Dieta plant-based ajuda sim no emagrecimento, porque as verduras, legumes, frutas e vegetais possuem pouquíssimas calorias, pouco açúcar e quase nada de gorduras.

Apesar de emagrecer esse não é o foco principal da dieta e sim deixar o organismo mais saudável com alimentos cheios de nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo.

A nutricionista Paula Gandin afirmou: “Vamos ver cada vez mais a ciência apontando a plant-based como um caminho para a prevenção de doenças.”

Benefícios

Além do benefício do emagrecimento, estudos já comprovaram que a Dieta plant-based pode diminuir doenças do trato coronário, diabetes do tipo 2, diminui os riscos de obesidade e redução de todas as causas de mortalidade.

A saúde do seu corpo toda melhora, além da disposição, melhora cabelo, pele, regula seu sono, intestino, tudo porque o corpo está bem nutrido com todas as vitaminas necessárias através das plantas, legumes, verduras, frutas e proteínas.

Cardápio de uma Dieta plant-based

O cardápio é rico em legumes, verduras, frutas. (Foto: Divulgação)

Café da manhã:

Suco verde e uma fruta com chia ou linhaça dourada

Lanche intermediário:

Faça um mix de sementes (de preferência de abóbora temperada e assada em casa), castanhas e frutas secas (damasco ou figo).

Almoço:

3 tipos de verduras e legumes de sua preferência, com batata ou batata-doce (purê) ou mandioca cozida ou arroz integral + feijão/lentilha/grão-de-bico + uma proteína de sua preferência.

Lanche da tarde:

Duas frutas de sua preferência.

Jantar:

Salada de grãos (quinoa ou lentilha) + pimentão vermelho assado, tomate cereja confit, pepino bem temperado com gergelim, cebolinha e nozes. Misture toda a salada e tempere com limão, azeite, manjericão + salada de folhas verdes escuras.

Cardápio 2

Café da manhã

Abacate com limão ou mel + uma colher de semente de linhaça ou aveia.

Lanche

Tofu ou ricota misturado com cebola e cúrcuma (ou outro tempero de sua preferência) + bolachas de arroz.

Almoço

Massa de preferência integral com molho caseiro de tomate, abobrinha, cubos de tofu, berinjela e cogumelos paris + água com limão e gengibre.

Lanche da tarde

Homus com bolacha de arroz.

Jantar

Macarrão de pupunha com legumes assados e cogumelo.

Cuidados

Antes de iniciar a sua dieta plant-based consulte o seu médico e faça exames de sangue para saber se o seu organismo está com deficiência de algum nutriente ou vitamina. Faça a suplementação, se necessário, antes de iniciar sua dieta.

Para dúvidas e outras sugestões, deixe-nos um comentário.

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