Saiba tudo sobre a dieta do ovo cozido para emagrecer

Descubra aqui os benefícios e como emagrecer fazendo a dieta do ovo cozido. Veja também um cardápio completo!

A dieta do ovo cozido tem feito um verdadeiro sucesso entre musas fitness e famosos no mundo todo. Sabemos que o ovo é um dos alimentos mais completos de todos, pois ele oferece diversos nutrientes e vitaminas ao organismo, além de promover ajudo ao emagrecimento. Conheça no artigo de hoje todos os benefícios e resultados da dieta do ovo cozido.

A dieta do ovo cozido aposta em um cardápio com poucas calorias.

O ovo cozido é um aliado do emagrecimento. (Foto: Divulgação)

O que é a dieta do ovo cozido?

Por muitos anos o ovo foi tido como um alimento vilão, que engordava, que provocava o aumento do colesterol e da gordura no sangue. Graças a estudos atuais e mais precisos, agora o ovo é tido como um dos alimentos mais completos e muito recomendado por médicos e nutricionistas.

A dieta do ovo consiste em adicionar um ovo cozido ou um ovo poché antes das três principais refeições do dia, por no máximo 1 semana.

O motivo principal de adicionar um ovo antes de refeições é garantir uma saciedade maior antes da refeição principal.

Como todas as dietas, a do ovo cozido deve também conter um cardápio especial e com menos calorias, além da prática de exercícios regulares para bons resultados e um emagrecimento com mais qualidade e eficiência.

Como funciona essa dieta?

A maioria das dietas atuais são extremamente restritivas, assim como a famosa low carb, onde você restringe o consumo quase total de um grupo alimentar (o carboidrato) e dessa forma causa uma falta no organismo. Logo depois que você emagrece, acaba ocorrendo o efeito sanfona, engordando novamente, pois não houve uma reeducação alimentar e sim a restrição de um grande grupo de alimentos.

A dieta do ovo cozido é ideal para emagrecer porque ela não restringe totalmente grupos alimentares, você deverá apenas manter um cardápio que proporciona a ingestão de menos calorias diárias, preferencialmente prescrito por um nutricionista baseado em suas necessidades e rotina de vida.

A principal característica desta dieta é a promoção de maior saciedade quando você consome um ovo cozido ou poché antes das refeições.

Ovo emagrece porque é rico em proteína. (Foto: Divulgação)

Pelo fato de o ovo conter muita gordura e proteínas, cerca de 6g por unidade, a digestão é mais lenta desses dois principais nutrientes, ao contrário do carboidrato, onde a digestão é rápida, onde o indivíduo sente fome mais rápido e mais vezes por dia.

Para as proteínas do ovo serem digeridas, há a necessidade da quebra dos aminoácidos, ação que demanda bastante energia do organismo. Dessa forma, o organismo retira energia das suas reservas de gordura para a digestão completa das proteínas consumidas no ovo, por isso se pode afirmar que o consumo de ovo cozido acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento.

Podemos afirmar que a ingestão do ovo cozido sem carboidratos auxilia na queima de gorduras estocadas no organismo.

Ovos evitam picos de glicose

Os picos de glicose em nosso organismo são os inimigos do emagrecimento. Se você está com os níveis baixos de glicose e ingere carboidratos, os níveis aumentam causando os picos, a digestão é rápida e o cérebro entende que necessita de mais comida e sua fome aumenta.

Ao acordar os níveis de glicose estão baixos, se você ao invés de consumir carboidratos você substituir pelo ovo cozido ou poché, por ser proteínas e conter uma digestão lenta, os níveis de glicose não terão grandes alterações controlando a fome e a saciedade por muito mais horas.

Emagrece mesmo?

Além desses benefícios de emagrecimento citados acima, o consumo de ovos antes das refeições proporciona a síntese da adiponectina, que é o hormônio responsável por acelerar o metabolismo, aumentar a queima de gordura armazenada no organismo e diminui o apetite fora de hora.

É claro que para o emagrecimento ter bons resultados, você deve seguir uma dieta prescrita pelo médico especialista, consumir menos sal e açúcar e praticar exercícios físicos de forma regular.

Não adianta você adicionar a ingestão de 3 ovos cozidos antes das refeições principais sem mudar seus hábitos alimentares, porque o resultado pode ser contrário e você acabar engordando ao acrescentar calorias antes das refeições.

A dieta do ovo cozido não é recomendada para fazer mais de 1 semana e nem por pessoas que possuem doenças ligadas ao colesterol.

Para dúvidas sobre a dieta do ovo cozido, deixe um comentário abaixo.

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