Gelatina: veja bons motivos para incluí-la na alimentação

Saiba os principais detalhes sobre o alimento que estimula os resultados na musculação!

Já conhece os benefícios da gelatina na alimentação? Ainda não? Então, aconselho a conferir este conteúdo, principalmente, se você está na busca por resultados mais rápidos na musculação.

Gelatina é nutritiva

A gelatina deve fazer parte do cardápio. (Foto: Divulgação).

Quando consumida da forma correta, resulta na formação de mais massa muscular, promove a saciedade, retarda o envelhecimento, além de outros fatores que estimulam a vida saudável.

Entenda um pouco mais sobre gelatina

A gelatina é um produto sintético que contribui para a renovação do colágeno. É utilizada principalmente em receitas de doces e seu consumo regular é carregado de benefícios para saúde, dentre eles a redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controle da glicemia são os principais.

Para os ossos, a gelatina também exerce um importante papel, já que por ser rica em proteínas, doenças como osteoporose entre outras que afetam a estrutura óssea, são evitadas facilmente.

Vale lembrar que para aqueles que pretendem encarar uma dieta para ganho de massa muscular, pelo fato da gelatina ser um estímulo à resistência física, vale a pena considerar esse alimento.

Além disso, as suas propriedades cicatrizantes também são notáveis. Por contar com um aminoácido chamado glicina, diretamente ligado à redução da inflamação, juntamente com as proteínas. Esse mix de nutrientes possibilita uma renovação mais rápida do tecido.

Sobre a composição da gelatina

A primeira coisa que você precisa entender sobre a gelatina, é que o colágeno que compõem a sua matéria-prima é uma substância de origem animal. Basicamente, esse composto é extraído dos tendões, ossos, cartilagens e, até mesmo, da pele de mamíferos.

A sua rica concentração de carboidratos e teor zero de gorduras são os principais agentes que tornam essa solução uma ótima recomendação na hora de driblar a fome. Isso porque, tais características contribuem para sensação de saciedade. Além disso, a gelatina promove uma ação responsável por dificultar a absorção de carboidratos e gorduras, tanto no estômago como no intestino.

Os compostos minerais como o cobre, selênio, fósforo aliados à proteína desses alimentos são outros nutrientes que merecem destaque. O motivo é bem simples de entender, já que eles ajudam a manter os ossos fortes, aumentando, também, a densidade mineral óssea do corpo.

Contudo, é importante ressaltar que a gelatina não é uma fonte de proteína completa. Por isso, ela deve servir como complemento na sua dieta e não como um substituto.

Confira agora 10 benefícios da gelatina para o corpo

Para entender um pouco mais sobre o benefícios desse alimento mencionados no tópico anterior e conhecer outras propriedades desse alimento, separamos abaixo 10 motivos para que o consumo da gelatina passe a ser considerado na sua dieta.

1-  Ajuda na perda de peso

A sensação de saciedade que promove a gelatina em conjunto com o seu baixo teor calórico e alto teor proteico, são os grandes fatores que contribuem para o emagrecimento.

É importante entender que as proteínas encontradas na gelatina não só ajudam na formação dos músculos, como também retardam a digestão. Logo, pelo fato do estômago sentir-se preenchido por mais tempo, há uma menor vontade de comer.

Para consumir a gelatina da melhor maneira, é necessário que ela seja complementada por uma dieta rica em verduras, legumes, dentre outros alimentos com baixo índice glicêmico.

2- Formação de massa muscular

Um dos maiores benefícios da gelatina para os que estão na busca de um corpo definido é dado pela construção da massa magra trazida por ela. Mas como já mencionamos, a gelatina não é uma fonte de proteína completa, ou seja,  é necessário recorrer a outros alimentos que também contenham esse composto.

Voltando para a construção muscular, o aminoácido responsável por esse efeito é L-glutamina. Basicamente, essa substância contribui para elevação hormonal que por sua vez estimula a hipertrofia muscular.  Por esse motivo, não deixe de apostar nessa fonte proteica dentro da sua dieta.

3- Controla a glicemia

Podemos sintetizar o baixo teor de açúcar da gelatina em praticamente dois benefícios. O primeiro deles é a diminuição na liberação da insulina, que nada mais é do que o hormônio responsável por favorecer o acúmulo de gordura. Já o segundo diz respeito ao controle do apetite, responsável por promover a sensação de saciedade que já mencionamos neste artigo.

Um detalhe importante é que esses benefícios só são contemplados através do consumo de gelatinas sem açúcar e sem sabor, como as famosas gelatinas diet.

4- Promove a saúde da pele

A prolina, hidroxiprolina e a glicina são os três aminoácidos responsáveis pelas vantagens da gelatina na saúde da pele. A importância desses aminoácidos é dada pelo fato deles contribuírem para sintetize do colágeno no corpo.

Com o passar dos anos é fato que a produção natural de colágeno é reduzida. Por esse motivo, a sua reposição no corpo deve ser de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal.

Em relação aos benefícios dessa ingestão, eles se caracterizam pelo combate a flacidez e a prevenção de rugas da pele.

5- Fortalece as articulações

Para os que buscam maneiras de como evitar lesões no crossfit ou qualquer outro tipo de atividade física, o consumo da gelatina é uma ótima opção.

O motivo disso é dado pelo seu valor proteico e, também, pela concentração de dois aminoácidos, a prolina e glicina. Tais compostos contribuem para hidratação das articulações, que estimulam formação de tecido cartilaginoso, prevenindo assim problemas como a artrose e a osteoporose.

Vale ressaltar que a obtenção desse resultado depende de um consumo diário da gelatina, devendo ser também intercalado com alimentos ricos em vitamina C.

6- Ajuda a combater a perda óssea

Você sabia que os ossos são formados por aproximadamente 90-95% de colágeno?  Por esse motivo, essa substância facilmente encontrada na gelatina, é uma ótima solução de reposição para as perdas ósseas, que tornam-se comuns com o passar da idade.

7-  Fortalece a estrutura dentária

Outro benefício da gelatina está relacionado à saúde dos dentes. O colágeno encontrado nesse produto ajuda a manter a estrutura dentária fixada nas gengivas. Sendo assim, um alimento completamente bem-vindo para pessoas que já estão na terceira idade e que precisam lidar com enfraquecimento dos ossos e dentes.

8- Promove a saúde capilar

Pelo fato do colágeno compor os folículos capilares, problemas como enfraquecimento dos fios, queda de cabelo e cor opaca, tendem a ser prevenidos a partir da ingestão da gelatina.

9-  Previne a aparição de celulites

Quando o colágeno da pele enfraquece o tecido adiposo acaba se sobressaindo. Por conta disso, o aparecimento dos furinhos, mais conhecidos como celulite tornam-se presentes.  E como você já deve estar suspeitando, o consumo da gelatina ajuda a amenizar esse problema, já que reposição de colágeno é um dos principais benefícios trazidos por esse alimento.

10- Ajuda a combater problemas de insônia

Além de estimular o ganho da massa muscular, a glicina, encontrada na gelatina, ajuda a combater as noites mal dormidas. Isso porque, essa substância contribui para o funcionamento dos neurotransmissores do sono.

Como ingerir a gelatina? Qual é a quantidade recomendada?

O primeiro ponto que devemos levantar sobre ingestão da gelatina, é que a quantidade ideal para o seu consumo irá depender basicamente dos seus objetivos. Nesse caso, o acompanhamento mediado por um nutricionista é indispensável, tendo em vista que só esse profissional pode indicar a quantidade certa para nutrir as suas necessidades corporais.

De acordo com as recomendações feitas por alguns nutricionistas, para que o colágeno seja ingerido na alimentação, a quantidade indicada varia entre 3 a 6 colheres de sopa de gelatina sem açúcar, que  podem ser batidas no liquidificador com  iogurte, frutas dentre outras substâncias de baixo teor calórico.

Vale ressaltar também, que uma opção válida é o colágeno hidrolisado. Solúvel em água fria, essa substância é muito bem-vindo para o preparo de shakes, sopas e sucos.

Confira agora 03 receitas com gelatina!

E aí? O que você achou dos benefícios da gelatina? Vai se render ou não? Bom, seja qual for a sua escolha, antes de terminar este artigo confira algumas receitas deliciosas, rápidas e nutritivas.

1 – Gelatina light de peras

Ingredientes:

  • 1 envelope de gelatina diet de maçã dissolvido em ½ xícara de água quente;
  • 1 e ½ xícara de guaraná diet;
  • 3 peras grandes descascadas e cortadas em pedaços pequenos;
  • Suco de limão.

Modo de preparo:

Coloque as peras, o suco de limão em uma panela e leve-os até o fogo baixo.  Assim que começarem a ferver, adicione a gelatina dissolvida.

Após isso, mexa bem até a gelatina derreter e após isso retire a panela do fogo, acrescente o guaraná e leve para gelar até que receita ganhe uma consistência sólida.

Quantas calorias? 55 kcal.

Rende quantas porções? 6 porções.

2 – Mousse light de maracujá

Ingredientes:

  • 2 potes de iogurte natural diet;
  • 2 envelopes de gelatina incolor, sem sabor;
  • 1 xícara das de chá de suco de maracujá;
  • Adoçante;
  • 1 clara em ponto de neve;
  • Reserve algumas sementes de maracujá para enfeitar.

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina, seguindo todas as instruções a embalagem. Após isso, bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a clara. Com os ingredientes batidos, bata a clara em neve. Distribua a receita nas taças e espere por 02 horas, até que o doce ganhe uma consistência sólida e possa ser consumido.

Quantas calorias? 65 kcal.

Rende quantas porções? 6 porções.

3 – Frozen de gelatina de morango com manga

Ingredientes:

  • 2 mangas Palmer, sem casca, cortadas em tiras;
  • 1 xícara de chá de morangos lavados e sem as folhinhas;
  • 1 envelope de gelatina em pó, incolor, sem sabor, dissolvida em ½ xícara de água fria;
  • 3 colheres de sopa de adoçante.

Modo de preparo:

Com a gelatina hidratada, aqueça em banho-maria por alguns minutos, espere ela derreter totalmente. Vale lembrar que você pode fazer isso utilizando o micro-ondas em um tempo de 15 segundos.

Depois disso, bata tudo no liquidificador, distribua a mistura nas taças e leve a geladeira por aproximadamente 2 horas.

Quantas calorias? 34 kcal.

Rende quantas porções? 5 porções.

O que você achou deste artigo sobre gelatina? Compartilhe com a gente a sua opinião.

Comente