Berinjela emagrece ou é mito? Veja dicas e receitas

Descubra se a berinjela emagrece ou é mito! O alimento sempre está incluso em dietas e é muito associado à perda de peso. A berinjela é muito nutritiva, mantem o corpo saudável e poder ser utilizada em diversas receitas de baixo índice calórico.

A principal característica desse legume são as fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam a digestão dos alimentos de maneira muito benéfica, principalmente para quem deseja emagrecer. Seu efeito detox também é um destaque, ela auxilia o organismo a eliminar diversos tipos de toxinas, prevenindo uma série de doenças.

Além de auxiliar na perda de peso a berinjela fornece uma série nutrientes ao organismo. (Foto: Divulgação).

Além de auxiliar na perda de peso a berinjela fornece uma série nutrientes ao organismo. (Foto: Divulgação).

Berinjela emagrece ou é mito?

Berinjela emagrece ou é mito? – Essa é a dúvida que não quer calar. Pois saiba que esse alimento ajuda a perder peso SIM. O poder emagrecedor da berinjela é resultado de todas as suas propriedades nutricionais. A presença de fibra do tipo insolúvel no intestino faz com que a digestão dos alimentos seja mais demorada que o comum, evitando a sensação de fome logo após as refeições. Complementar os pratos principais com berinjela é uma ótima maneira de prolongar a sensação de saciedade.

As fibras solúveis também tem efeito positivo contra o acúmulo de gordura no organismo. Quando a berinjela é ingerida com água, essas fibras se transformam em uma espécie de gel, que gruda nas paredes do estômago e formam uma camada de absorção de gordura.

A água de berinjela impede o acúmulo de gorduras no corpo (Foto: Divulgação).

A água de berinjela impede o acúmulo de gorduras no corpo (Foto: Divulgação).

Sendo assim, a gordura presente nos alimentos consumidos após a famosa água de berinjela, é eliminada antes de chegar até a corrente sanguínea.

Dicas para consumir berinjela

Para aproveitar os benefícios da berinjela para emagrecer, ela deve ser consumida todos os dias. A quantidade de fibras indicada para consumo diário é de 25g, a berinjela oferece 1/5 desse valor ao corpo a cada refeição.

Quando consumida crua os nutrientes presentes na berinjela são mais bem absorvidos pelo organismo, entre eles, o zinco, o magnésio, o potássio e o cálcio. No entanto, não há problema em cozinhar o alimento, a berinjela não perde todas as suas propriedades nutritivas e as fibras continuam tendo a mesma atuação no corpo.

Consuma a berinjela crua sempre que possível. (Foto: Divulgação).

Consuma a berinjela crua sempre que possível. (Foto: Divulgação).

Receitas com berinjela para emagrecer

Já que o consumo deve ser diário, é importante variar o cardápio e preparar a berinjela de várias formas diferentes, confira:

Suco de berinjela

Ingredientes

1 berinjela com casca
1 limão
1 folha de couve
300ml de água gelada

Modo de Preparo

Retire todo o suco do limão e corte a berinjela. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que os pedaços sejam totalmente triturados. Consuma o suco logo após o preparo.

Suco de berinjela tem efeito detox. (Foto: Divulgação).

Suco de berinjela tem efeito detox. (Foto: Divulgação).

Água de berinjela

Ingredientes

1 berinjela
600 ml de água

Modo de preparo

Lave bem a berinjela e corte em pequenos pedaços, não é necessário descascar. Coloque os pedaços de berinjela em uma jarra com água e deixe na geladeira.

Prepare a água a noite e deixe a mistura na geladeira por toda a madrugada. Consuma 200 ml em jejum, antes do café da manhã. O restante pode ser consumido 30 minutos antes das principais refeições.

Sopa de berinjela

Sopa de berinjela é nutritiva e também ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação).

Sopa de berinjela é nutritiva e também ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação).

Ingredientes

3 berinjelas sem casca
3 tomates
1 colher (de chá) de amido de milho
1 colher (de chá) de óleo de coco
200 ml de leite de soja
Salsinha a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe a berinjela, deixe esfriar e retire toda a água. Bata os pedaços do legume já cozidos no liquidificador com o leite de soja, o amido e o tomate. Coloque a mistura em uma panela e deixe aquecer, quando começar a formar bolhas adicione o óleo de coco e a salsinha.

Berinjela emagrece ou é mito? Já desvendamos essa dúvida. Agora você só precisa incluir esse super alimento no cardápio e controlar a ingestão de calorias diárias. A prática de exercícios físicos também é essencial para conquistar os melhores resultados no processo de emagrecimento.

Comente