Muay Thai Feminino: conheça os benefícios da luta para o corpo

Publicado por Fernanda Moranho


O Muay Thai feminino é uma atividade que aumenta a força, melhora a coordenação motora e ajuda a definir o corpo. Conheça os principais benefícios dessa luta para as mulheres.

Muay Thai, também conhecida como Boxe Tailandês, é uma antiga arte marcial da Tailândia, existente há mais de dois mil anos, que tem sua origem associada à origem do povo tailandês.

O muay thai é um tipo de luta muito popular entre as mulheres. (Foto: Divulgação)

A história conta que a luta foi criada como treinamento de autodefesa contra bandidos e animais que atacavam o povo. Inicialmente o treinamento era feito com espadas e lanças, quando era conhecido como Chuapasart, mas devido aos muitos ferimentos que acometiam seus lutadores durante os treinos, decidiram criar uma versão sem armas, e essa é considerada a precursora do Muay Thai como conhecemos hoje.

Essa arte marcial é conhecida também como “Arte das Oito Armas”, pois envolve movimentos de punhos, cotovelos, joelhos e canelas, e visa o domínio do adversário. É um esporte bastante completo que exige de seus lutadores muitas qualidades atléticas, sendo assim, proporciona inúmeros benefícios à saúde e condicionamento físico além de auxiliar na perda de gordura e no emagrecimento.

O Muay Thai Feminino

O Muay Thai acabou sendo considerado por muitos um esporte violento, devido à permissão de uso de golpes que são proibidos em outras lutas, como chutes na cabeça e socos nas costas. E como a presença desses golpes não atraia muitos as mulheres, foi criado o Muay Thai feminino, que é uma adaptação da luta ao corpo feminino, impondo algumas limitações como golpes na região abdominal, e com um treino um pouco menos intenso.

O muay thai feminino é sucesso absoluto nas academias.

Um treino intenso de muay thai queima calorias e ajuda a definir os músculos. (Foto: Divulgação)

A aula dessa luta dura cerca de 1h30, incluindo os alongamentos, aquecimento, exercícios próprios da arte marcial e, no final, o relaxamento que ajuda na recuperação da musculatura. O treino pode ser exaustivo no início, mas com o passar do tempo, os benefícios aparecem e você se sentirá estimulada.

Benefícios do Muay Thai Feminino

Ajuda a queimar calorias

Grande queima de energia que, dependendo do estágio da atleta, pode chegar a 1500 calorias por aula. No caso de iniciantes a perda é de cerca de 750 calorias por sessão.

Aumenta a capacidade cardiovascular

Aumenta a capacidade cardiovascular, pois os chutes e socos dilatam os vasos sanguíneos e assim mais oxigênio e nutrientes passam pelas veias e artérias, chegando ao coração, que fica mais forte.

Define os músculos do corpo

O Muay Thai movimenta o corpo de uma forma global, fortalecendo músculos difíceis e normalmente esquecidos do nosso corpo. Com isso, é possível alcançar um bom resultado de definição muscular.

Fortalece a estrutura do corpo

Fortalecimento do core, que é um grupo de músculos situados no abdômen e que ajuda na sustentação da coluna vertebral. Com essa estrutura fortalecida, sua postura será impecável.

Melhora a coordenação motora e a flexibilidade

Melhora na coordenação motora e na flexibilidade, pois os golpes exigem muita precisão e elasticidade.

Alivia o estresse

Elimina o estresse. Com o ritmo acelerado desse esporte é impossível lembrar-se dos problemas. Isso ajuda você a se concentrar no seu bem estar.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados com a prática da atividade. (Foto: Divulgação)

Como qualquer atividade física, antes de iniciar é recomendado procurar um médico para que ele avalie suas condições cardiovasculares e verifique se não há qualquer impedimento para a prática dos exercícios.

Assim que receber a liberação procure uma boa academia, que proporcione uma estrutura adequada assim como profissionais sérios. Esses dois fatores garantem aprendizado correto das técnicas no Muay Thai e assim correrá menos riscos de lesões musculares. Mesmo com esses cuidados pode ocorrer algum tipo de dor inesperada. Nesse caso informe seu instrutor imediatamente e procure ajuda médica.

A vestimenta adequada inclui bermudas, camisetas e top, e equipamentos de proteção como luvas, caneleiras, ataduras e protetores de boca. Após adquirir esses itens, é possível aproveitar todos os benefícios da luta.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...