Jazz fitness: confira os benefícios da modalidade e dicas

Publicado por Bianca Neves


Conheça o Jazz Fitness, uma nova modalidade de dança capaz de promover inúmeros benefícios para a saúde. As aulas são uma mistura do jazz tradicional com movimentos específicos, que a longo prazo promovem um maior condicionamento físico e também auxiliam na perda de peso.

A rotina cansativa composta por exercícios repetitivos deixou de ser obrigatória para quem deseja ter um corpo malhado ou quer aproveitar os benefícios de uma vida menos sedentária. Se praticada regularmente, a dança consegue proporcionar ao corpo os mesmos efeitos positivos que os exercícios feitos na academia.

Deixe o seu corpo em forma praticando jazz fitness. (Foto: Divulgação)

O que é jazz fitness?

O jazz ganhou sua popularidade nos anos 80, mas a versão intitulada de jazz fitness é algo novo e quem vem conquistando cada vez mais adeptos. O objetivo é mesclar o clássico jazz com movimentos que trabalham ainda mais a musculatura do corpo e que gastam muito mais energia.

A prática desse tipo de jazz não tem contraindicação e só oferece benefícios para o corpo. Por ser uma dança agitada e que exige muito fôlego, no início as aulas são como um treinamento, elas são realizadas com objetivo de aumentar o condicionamento físico do praticante.

Após a fase de iniciação e adaptação com o ritmo e os movimentos da dança, as aulas ficam mais fáceis e divertidas, sendo possível realizar a coreografia sem nenhuma dificuldade ou cansaço.

Quais são os benefícios do jazz fitness?

Veja a seguir os principais benefícios da modalidade:

O jazz fitness emagrece

Cada aula de jazz fitness dura entre 60 e 90 minutos, esse tempo é suficiente para que o gasto de energia seja elevado. Cada aula pode favorecer a queima de até 1.300 calorias, a longo prazo, o resultado é, sem dúvida, um corpo mais magro e livre de gorduras localizadas.

Fortalece a musculatura

Fortaleça a musculatura do seu corpo com esta modalidade. (Foto: Divulgação)

A variedade de movimentos realizados no jazz fitness é muito grande, o objetivo da dança é trabalhar a musculatura do corpo todo, portanto, todas as partes são beneficiadas. Além disso, a intensidade das aulas proporcionam o mesmo efeito que um treino completo de musculação, porém, tudo é feito de maneira muito mais descontraída.

Melhora a flexibilidade e a postura

Como qualquer outra dança e por trabalhar a musculatura de maneira significativa, a flexibilidade e a melhora da postura são consequências do jazz fitness. Com isso, ele também pode diminuir dores por conta da má postura ou do sedentarismo, que geralmente acometem as costas e as pernas.

Estimula o bom humor

O jazz fitness exercita o físico e beneficia também a mente, isso porque a atividade ajuda o organismo de maneira geral e estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar e ao bom humor.

A prática de jazz fitness também melhora o humor. (Foto: Divulgação)

Por ser realizada em grupo, esse tipo de dança é uma ótima maneira de melhorar a relação interpessoal e acabar com a timidez. Além disso, o jazz fitness também auxilia no aumento da autoestima.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...