Dores Pós Treino de Musculação: descubra como tratar com 6 dicas

Publicado por Isabella Moretti


Os iniciantes na academia costumam reclamar das dores pós treino de musculação. Isso acontece porque eles não estão habituados com os exercícios físicos de alta intensidade. Leia a matéria e veja algumas dicas para tratar as dores e continuar malhando.

A dor muscular, que se manifesta depois de um treino de musculação, é resultado do rompimento das fibras musculares. Essas microlesões se manifestam geralmente na primeira semana de treino, pois o indivíduo faz excesso de esforço e não tem preparo físico para isso.

Os iniciantes ficam com dores no corpo após os primeiros treinos. (Foto: Divulgação)

Dicas para aliviar as dores pós treino de musculação

Nos dias posteriores ao treino, o iniciante na academia sente uma dor intensa nas articulações e nos músculos. Pernas, braços e coxas tendem a ficar bem doloridas por causa das lesões.

1 – Faça repouso

Os especialistas recomendam fazer repouso após um treino intenso de musculação. Dessa forma, o músculo tem mais condições de se reconstruir e as fibras musculares se cicatrizam. Repousar ajuda, e muito, no processo de hipertrofia muscular.

2 – Tome um relaxante muscular

O que tomar para tratar dores pós treino de musculação? Essa é uma dúvida comum entre os iniciantes na academia. Em geral, é recomendado ingerir um remédio anti-inflamatório, como é o caso do Dorflex. Contudo, tome muito cuidado com a automedicação.

3 – Compressa de gelo

Aplique uma compressa de gelo na região do corpo que está dolorida. Esse método bem simples tem ação anti-inflamatória.

4 – Faça exercícios aeróbicos leves

Ao invés de encarar um novo treino pesado de musculação, experimente fazer um exercício aeróbico leve, como 1 hora de caminhada na esteira. Esse tipo de atividade diminui a dor e ajuda na recuperação dos músculos lesionados.

Opte por exercícios mais leves. (Foto: Divulgação)

5 – Consuma anti-inflamatórios naturais

Existem alguns alimentos que atuam no organismo como anti-inflamatórios naturais, como é o caso do gengibre e do açafrão. Inclua esses produtos no seu cardápio.

6 – Suplementação com ômega-3

A suplementação com ômega-3 também ajuda a aliviar as dores musculares. Portanto, aposte no consumo de alimentos ricos nessa substância, como nozes, linhaça, salmão e abacate.

É recomendado treinar com dor muscular?

A dor muscular, que se manifesta cerca de 24 horas após o treino, é considerada uma dor boa. Ela não deve ser um obstáculo para a realização de outras atividades físicas. O iniciante só precisa avaliar quais movimentos consegue executar.

Caso a dor esteja insuportável, o ideal é tirar alguns dias de descanso e retomar o treino na semana seguinte. Dessa forma, os músculos terão mais tempo de se recuperar.

Se a dor estiver insuportável, descanse. Os músculos precisam se recuperar. (Foto: Divulgação)

Lembre-se: quanto mais o corpo estiver adaptado ao treino, menor será a sensação de dor e esgotamento.

É normal sentir dor depois de malhar, mas essa sensação deve ser controlada. Quando o aluno iniciante comete exageros no seu primeiro, ele sente dificuldades para realizar tarefas simples da rotina, como caminhar ou pentear o cabelo. Se isso estiver acontecendo, o ideal é conversar com o personal trainer e pedir para reduzir a intensidade dos exercícios de musculação.

E aí? Restou dúvidas sobre como tratar dores pós treino de musculação? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...