Benefícios da capoeira como atividade física: veja o TOP 10!

Publicado por Isabella Moretti


Você conhece os benefícios da capoeira como atividade física? Pois saiba que essa arte marcial brasileira, difundida pelos negros escravos, contribui com o bem-estar físico e psicólogo. Confira 10 vantagens de praticar capoeira!

A capoeira é um esporte muito popular entre os brasileiros. Ela foi desenvolvida pelos negros durante a época da escravidão como uma forma de expressão cultural. A atividade é uma combinação de dança, música, arte-marcial e cultura popular.

A capoeira faz parte da cultura dos negros escravos. (Foto: Divulgação)

Quem joga capoeira não pratica um esporte comum. Essa arte marcial brasileira combina musicalidade, portanto, todos os golpes são aplicados ao som de um berimbau. Os praticantes se enfrentam com movimentos ágeis e complexos, que incluem chutes, rasteiras, joelhadas, cabeçadas e até mesmo acrobacias no solo.

10 Benefícios da capoeira como atividade física

Veja a seguir os principais benefícios da capoeira como atividade física:

1 – Melhora a flexibilidade

Tantos movimentos complexos fazem da capoeira um esporte perfeito para desenvolver a flexibilidade. Com o passar do tempo, o praticante se torna mais flexível e isso reduz as chances de lesões.

2 – Desenvolve a força

Para praticar capoeira, é preciso realizar vários movimentos, que envolvem as mãos, os pés e o abdômen. O uso dessas partes do corpo contribui com o desenvolvimento dos músculos e, consequentemente, aumenta a força corporal.

3 – Combate o estresse

Você anda estressado? Então pode ser o momento perfeito para iniciar a prática de capoeira. A luta proporciona uma sensação de relaxamento mental e físico, por isso alivia qualquer vestígio de estresse do dia-a-dia.

Lutar capoeira é uma forma de aliviar o estresse. (Foto: Divulgação)

4 – Melhora o humor

A capoeira, assim como qualquer tipo de esporte, estimula a liberação de endorfinas. Esses neurotransmissores são responsáveis por deixar a pessoa bem-humorada.

5 – Evita dores nas costas

A capoeira tem a capacidade de fortalecer a musculatura abdominal, portanto, melhora as condições do abdômen sustentar a coluna. Essa condição previne a incidência de dores nas costas.

6 – Melhora a postura

A arte-marcial herdada dos escravos melhora a postura, isso porque ela deixa o corpo com um alinhamento correto.

7 – Ajuda a emagrecer

Você cansou de frequentar a academia? Pois pode ser o momento de inovar o tipo de treino. A capoeira ajuda a perder os quilinhos indesejáveis. A cada uma hora de atividade, é possível eliminar até 700 kcal.

8 – Estimula velocidade e coordenação

Quem pratica capoeira precisa dar golpes ágeis e precisos. Essa necessidade é capaz de melhorar a velocidade do corpo e reduz o tempo de resposta aos movimentos de outras pessoas. A combinação de música, dança e luta também contribui com o desenvolvimento da coordenação motora.

9 – Deixa o corpo definido

A capoeira ajuda a deixar cada parte do corpo definida, incluindo braços, pernas e abdômen. Os educadores físicos consideram essa arte-marcial como uma das melhores atividades para esculpir um corpo sarado.

Deixe o seu corpo sarado praticando capoeira. (Foto: Divulgação)

10 – Ajuda a fazer amigos

Uma roda de capoeira estimula a interação social e faz com que os praticantes percam a timidez.

E aí? Ficou surpreso com todos os benefícios da capoeira como atividade física? Não perca tempo e comece a praticar essa atividade o quanto antes.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...