Óleo de Linhaça Ajuda a Emagrecer: Saiba mais sobre ele!

Publicado por Guilherme Montiel


O óleo de linhaça ajuda a emagrecer e contribui com a conquista de um corpo definido. Entenda os poderes emagrecedores desse produto natural e conheça outros benefícios.

O óleo de linhaça é extraído de um dos grãos que possui uma das maiores concentrações de Ômega 3 em sua composição. Tal componente faz com que o produto ajude a emagrecer, devido a diminuição do processo inflamatório em nosso organismo, causado pelo consumo de carnes vermelhas, ovos e óleos extraídos da soja ou do girassol.

Use o óleo de linhaça a favor da sua boa forma física. (Foto: Divulgação)

Esse processo inflamatório “recruta” as células brancas, ou seja, leucócitos, neutrófilos e eosinófilos para combater o tecido gorduroso que se tornou invasor em nosso corpo. Isso favorece uma redução do sistema imunológico dentro do organismo humano, podendo vir a acarretar doenças inflamatórias.

Por tal fato, é importante que se reduza o peso e a gordura corporal, o que torna o óleo de linhaça um aliado essencial, seja na diminuição do processo inflamatório (que melhora do sistema imunológico), ou mesmo para quem quer reduzir medidas e perder peso.

Como o óleo de linhaça ajuda a emagrecer?

 

Mas você deve estar se perguntando, como o óleo de linhaça ajuda a emagrecer? A resposta é simples. A capacidade de contribuir com a boa forma física está relacionada à presença de ômega 3 e 6, ácidos graxos que nosso corpo não produz, porém necessita para manter o metabolismo em dia. Para ficar mais bem exemplificado vamos listar para você todos os benefícios do óleo.

Acelera o metabolismo

Assim como outras gorduras ricas em Ômega 3, o óleo de linhaça é um excelente estimulante do metabolismo. O ácido graxo da semente é bom armazenador de gordura marrom, lipídio que estimula a queima de gordura pela produção de calor, ajudando assim na aceleração do metabolismo.

O óleo acelera o funcionamento do metabolismo. (Foto: Divulgação)

Tem ação antioxidante

O óleo de linhaça também é fonte de Vitamina E, um nutriente que possui função antioxidante, ajudando no processo de emagrecimento. Isso a torna capaz de proteger nossas células dos efeitos nocivos dos radicais livres (compostos lesivos), protegendo principalmente as estruturas lipídicas das membranas celulares.

A vitamina E também retarda o envelhecimento precoce, pois protege nossas células da morte prematura e conserva sem lesões o material genético.

Controla o apetite

Esse óleo emagrece porque prolonga a sensação de saciedade. (Foto: Divulgação)

O consumo de carboidratos gera uma absorção rápida por parte do sistema digestivo, o que significa um estômago vazio em um tempo menor. Já as gorduras de uma maneira geral apresentam uma digestão mais lenta em relação aos carboidratos e proteínas.

Por ter um equilíbrio entre gorduras e carboidratos o óleo de linhaça é um bom controlador do apetite, por retardar a digestão e manter o estômago cheio, dando a sensação de saciedade.

Óleo de linhaça também equilibra as taxas de colesterol

Como dito antes, o óleo de linhaça possui uma grande concentração de Ômega 3, também presentes em peixes e azeites. Por causa da presença dessa gordura saudável, a linhaça é considerada uma boa fonte de HDL (Colesterol bom), sendo também um redutor do LDL (Colesterol ruim).

Enquanto o LDL acumula se na parede das artérias e prejudica o fluxo sanguíneo, o HDL atua em função contrária a isso, atuando como um “desentupidor”, removendo as partículas de LDL acumuladas, auxiliando na diminuição do risco de doenças arteriais.

Mas lembre-se: caso queira ter um bom resultado no emagrecimento, procure sempre um profissional para ajudá-lo no processo. As orientações de um nutricionista, junto com o consumo de óleo de linhaça, ajudam na perda de peso.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...