Metformina emagrece: como tomar, efeitos colaterais

Publicado por Isabella Moretti


Será que Metformina emagrece? O seu uso para perder peso oferece riscos à saúde? Esclareça essas e muitas outras dúvidas ao longo da matéria. Veja como tomar o medicamento e quais são os possíveis efeitos colaterais.

A Metformina é uma droga via oral usada para controlar os níveis de glicose no sangue. Ela está disponível à venda nas farmácias de todo o Brasil, com os nomes comerciais Risidon, Dimefor, Glifage ou Glifage.

Muitas pessoas estão usando metformina para perder peso. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas estão usando metformina para perder peso. (Foto: Divulgação)

Para que serve Metformina?

O remédio à base de metformina é utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, ou seja, quando o organismo do paciente desenvolve uma resistência à ação da insulina presente no sangue. Ele não aumenta a produção do hormônio em si, mas otimiza a ação do mesmo no organismo.

Além de controlar a glicemia, a Metformina também reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), previne doenças cardíacas, ajuda a regular o ciclo menstrual, combate depressão e problemas neurológicos.

Metformina emagrece mesmo?

Dizem por aí que Metformina emagrece, mas não existem evidências científicas capazes de comprovar isso. Muitos acreditam que, ao controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o medicamento tem o emagrecimento como um dos seus efeitos colaterais.

Os pacientes tratados com cloridrato de metformina perdem peso com facilidade, por isso muitas pessoas ficam de olho no medicamento. Usar a droga sem ter uma recomendação médica, no entanto, pode ser muito perigoso para a saúde.

O remédio que trata diabetes tem o emagrecimento como efeito colateral. (Foto: Divulgação)

O remédio que trata diabetes tem o emagrecimento como efeito colateral. (Foto: Divulgação)

O primeiro fator responsável pelo possível emagrecimento é a queda dos níveis de açúcar no sangue. A otimização da insulina também ajuda a perder peso e combater os casos de obesidade, afinal, ela diminui a tendência do corpo de acumular gordura.

A Metformina emagrece mesmo, só que não costuma ser indicada para esse fim. Sua eficácia é bem inferior se comparada a outros remédios para emagrecer.

Como tomar Metformina?

Os diabéticos devem consultar o médico para conhecer a dosagem correta da Metformina. A bula do remédio indica dois comprimidos de 500mg ao dia, sendo um no café da manhã e o outro no jantar.

Efeitos colaterais da Metformina

A Metformina, quando consumida sem indicação médica, pode causar efeitos colaterais bem desagradáveis. A pessoa sofre com náuseas, cólicas abdominais, flatulência, diarreia e vômitos. Para minimizar essa reação adversa, recomenda-se o consumo dos comprimidos junto com as refeições. Dessa forma, o sistema digestivo não será tão impactado.

Cuidado! A automedicação pode colocar a sua saúde em risco. (Foto: Divulgação)

Cuidado! A automedicação pode colocar a sua saúde em risco. (Foto: Divulgação)

Existem outros efeitos colaterais da Metformina. Algumas pessoas sofrem com cansaço extremo, fraqueza, ritmo cardíaco acelerado, febre, falta de ar e inchaço. Em alguns casos, os efeitos podem até indicar uma reação alérgica ao medicamento.

Ao invés de tomar Metformina para emagrecer, você deve optar por medidas mais saudáveis para perder peso e entrar em forma. Procure adotar uma dieta balanceada, rica em carnes magras, verduras, grãos integrais e frutas. Também é importante criar uma rotina de exercícios físicos.

E aí? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.




Este artigo possui 1 comentário

  1. luciano augusto toledo
    Publicado em 08/05/2017 às 11:44 am [+]

    Perdi 15 kilos usando 3 comprimidos de 850 xr em 3 semanas

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...