Noz da índia emagrece mesmo ou não? Saiba tudo sobre ela!

Publicado por Isabella Moretti


A noz da índia emagrece ou não? Muitas pessoas, interessadas em perder peso rápido, alimentam essa dúvida. Leia a matéria e confira tudo a respeito dessa semente.

Quem está querendo perder peso e conquistar um corpo em forma provavelmente já ouviu falar na noz da índia. Esse produto, muito recomendado nas academias, não tem aprovação da Anvisa e pode levar à morte.

A noz da índia pode ser um perigo para a saúde. (Foto: Divulgação)

O que é a noz da índia?

A noz da índia é uma semente de cor branca, nativa da Ásia e extraída da nogueira-de-iguape (Aleurites moluccana). Ela contém propriedades laxativas, que estimulam o funcionamento do intestino.

Quase sempre, a noz da índia é confundida com o chapéu-de-napoleão, uma planta tóxica que compromete o bom funcionamento do organismo.

A noz da índia ganhou fama na internet como um produto de emagrecimento. Ela promete eliminar até 12 quilos em um mês, desde que o seu consumo seja aliado a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. O problema é que a semente é tóxica para o organismo e pode causar sérios problemas de saúde.

Algumas pessoas dizem que a noz prolonga a saciedade, por isso emagrece. (Foto: Divulgação)

Na web, é possível encontrar vários sites que falam sobre os benefícios da noz da índia. Dizem por aí que a semente emagrece, aumenta tônus muscular, reduz colesterol, combate celulite, deixa pele mais bonita, entre outros efeitos mentirosos. O que poucas pessoas sabem é que a noz já provocou três mortes no Brasil.

Como é feito o consumo?

Quem pretende emagrecer com noz da índia corta cada semente em oito partes iguais. Cada parte é consumida uma vez por dia, no período da manhã, junto com um copo da água.

Composição da noz da índia

Os produtos à base de noz da índia são ricos em ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6), vitamina E e fibras.

Noz da índia emagrece mesmo?

A noz da índia emagrece ou não? Eis a dúvida que não quer calar. Em entrevista para o jornal EXTRA, a nutricionista Karen Levy Delmaschio garantiu que não há comprovações científicas sobre os poderes emagrecedores da castanha.

As pessoas acreditam que noz da índia emagrece por causa da grande concentração de fibras na semente (cerca de 20%). Quando consumida com água, ela prolonga a sensação de saciedade e reduz o apetite.

Ao ingerir noz da índia, o seu organismo pode sofrer com uma intoxicação. (Foto: Divulgação)

A recomendação é não consumir noz da índia para emagrecer, pois os componentes tóxicos afetam o organismo. A melhor estratégia para perder peso é combinar atividade física e reeducação alimentar.

Efeitos colaterais da noz da índia

A noz, vendida como remédio natural para emagrecer, tem impacto negativo na saúde. Ela causa diarreia, náuseas, vômitos, dores de cabeça, desnutrição, alteração na frequência da respiração, taquicardia, fraqueza, desmaios, inchaço, lesão no fígado e até mesmo morte.

Anvisa proíbe comércio de noz da índia

Na última terça-feira (7), a Anvisa proibiu o comércio de noz da índia no Brasil, bem como os produtos para emagrecer à base dessa castanha. A decisão foi tomada após a ocorrência de mortes em Campo Grande (MS) e São Luís (MA).

De acordo com a agência, a noz da índia causa intoxicação e pode levar o paciente ao óbito. Por esse motivo, não é mais permitido fabricar, importar, divulgar ou distribuir o produto no país. Quem desrespeitar a regra sofrerá punição civil e criminal.

A promessa de que noz da índia emagrece é uma grande cilada. Não há evidências sobre os poderes emagrecedores da semente e além de tudo ela compromete a saúde em muitos aspectos. Portanto, não caia nessa!




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...