Dieta Low Carb emagrece mesmo? Veja o que pode comer

Publicado por Isabella Moretti


Você já ouviu falar da Dieta Low Carb? Pois saiba que esse programa de emagrecimento é uma febre no universo fitness. Como o próprio nome já diz, o método propõe o consumo de pouco carboidrato para que a perda de peso aconteça de forma rápida.

A busca pelo corpo perfeito mobiliza a criação de diversas dietas. Na maioria das vezes, os métodos de emagrecimento não são seguros para a saúde, pois propõem restrições alimentares severas. A Low Carb não chega a colocar a vida em risco, mas deve ser realizada com muito cuidado para o organismo não ficar carente de nutrientes.

O método Low Carb reduz a ingestão de carboidratos. (Foto: Divulgação)

Como fazer dieta Low Carb?

A dieta Low Carb propõe uma ingestão de carboidratos bem abaixo do que recomenda um plano alimentar convencional. Os nutricionistas aconselham que esse macronutriente componha de 50 a 55% do cardápio. No método Low Carb, no entanto, o consumo costuma ficar abaixo de 20%.

Muitos métodos de emagrecimento rápido trabalham com a proposta de “low carb”, como é o caso da dieta Atkins, que foi lançada na década de 70 e faz sucesso até hoje. A dieta Dukan, que segue o mesmo princípio, também é um fenômeno mundial.

Dieta Low Carb emagrece mesmo?

A dieta Low Carb funciona, afinal, ela obriga o organismo a usar a gordura cumulada no corpo como principal fonte de energia. Essa substância substitui a glicose dos carboidratos.

Quando o corpo deixa de obter energia dos carboidratos, ele entra em um estado de cetose. Isso faz com que as reservas de gordura sejam utilizadas como combustível para o metabolismo. Esse processo é o grande responsável por acelerar a perda de peso em até três vezes.

A gordura é transformada em energia. Por isso o emagrecimento acontece. (Foto: Divulgação)

O que pode comer?

Entre os alimentos permitidos na dieta Low Carb, vale destacar:

Proteínas de alto valor biológico: carne vermelha magra, filé de frango, filé de peixe e ovos.

Gorduras boas: abacate, azeite, óleo de coco, castanhas, nozes, atum, salmão e sardinha.

Vegetais: couve, rúcula, alface, rabanete e aspargo.

Frutas com baixo índice glicêmico: morango, mirtilo e amora.

Laticínios: cream cheese, ricota, queijo minas, cottage, parmesão e creme de leite.

O que NÃO pode comer?

Legumes como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha são ricos em carboidratos, por isso devem ficar de fora da dieta low carb. O mesmo vale para pães, açúcar de qualquer espécie, arroz, doces, pizzas e biscoitos.

Sugestão de cardápio dieta Low Carb

Os alimentos ricos em gorduras boas são permitidos. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir uma sugestão de cardápio dieta Low Carb:

Café da manhã

Opção 1: ovos mexidos com queijo, salsinha, tomate e bacon.

Opção 2: enroladinhos de presunto e queijo com tomate e orégano.

Opção 3: meio abacate + 1 ovo cozido

Lancha da manhã

Opção 1: 1 pedaço de queijo minas

Opção 2: 3 morangos com creme de leite

Opção 3: palitos de pepino com cream cheese

Almoço

Opção 1: filé de frango grelhado + salada verde + castanhas

Opção 2: filé de salmão + salada verde temperada com azeite

Opção 3: peito de frango assado + couve refogada no óleo de coco

Lanche da tarde

Opção 1: 1 fatia de queijo amarelo

Opção 2: 1 pedaço de coco

Opção 3: Mix de nozes e castanhas

Jantar

Opção 1: 1 bife grelhado + salada de rúcula e rabanete

Opção 2: 1 lata de atum + legumes cozidos

Opção 3: camarões grelhados ao alho + salada

Ceia

Opção 1: 1 fatia de melão

Opção 2: ½ pera + 1 fatia de queijo minas

Opção 3: vitamina de abacate

Dieta Low Carb faz mal?

O consumo insuficiente de carboidratos pode causar falta de energia, cansaço fácil, ansiedade, mau-humor e debilidade muscular. Portanto, cuidado para não levar uma dieta low carb ao extremo.




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