Receitas de Almoço para Emagrecer: veja 5 pratos saudáveis!

Publicado por Isabella Moretti


Há muitas opções de receitas de almoço para emagrecer, que valorizam ingredientes leves, nutritivos e com poucas calorias. Leia a matéria e aprenda a preparar 5 pratos saudáveis que não comprometem os resultados da dieta.

O almoço é uma das principais refeições do dia, inclusive entre as pessoas que fazem dieta. As escolhas alimentares devem ser realizadas com cuidado para não deixar o prato muito calórico ou restritivo demais. Também é preciso se preocupar com os nutrientes presentes em cada alimento.

Receitas de almoço para emagrecer

Separamos 5 opções de pratos saudáveis para preparar na hora do almoço manter a boa forma física. Confira:

1 – Nhoque de batata doce

O nhoque de batata-doce não pode ficar de fora das receitas de almoço para emagrecer. (Foto: Divulgação)

O nhoque tradicional é rico em carboidratos, por isso coloca qualquer dieta em risco. A versão light do prato é um pouco diferente, pois aposta em ingredientes leves e favoráveis para o emagrecimento, como é o caso da batata doce. Veja a receita:

Ingredientes

100g de batata-doce
100g de brócolis
1 colher (sopa) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de polvilho doce
1 tomate
½ cebola
1 dente de alho
Azeite a gosto
1 colher (chá) de tempero verde fresco
Sal

Modo de preparo

Coloque a batata-doce para assar no forno por 30 minutos. Quanto ela estiver molinha, tire do forno e descasque. Numa tigela, amasse o vegetal até ele assumir a consistência de um purê. Acrescente os demais ingredientes, ou seja, o polvilho doce e a farinha de arroz. Misture tudo com as mãos, até formar uma massa.

Modele os nhoques de batata-doce com as mãos e salpique farinha de arroz. Coloque os pedaços de massa na água fervendo e deixe cozinhar, até eles começarem a boiar.

Numa panela, coloque a cebola, o alho e o azeite. Deixe dourar. Acrescente o tomate e os brócolis. Deixe refogar por alguns minutos. Junte os nhoques e finalize com tempero verde.

 2- Macarrão de legumes

 O macarrão tipo “cabelo de anjo” é muito bom para quem faz dieta, afinal, não tem muitas calorias. O prato fica ainda mais nutritivo se combinado aos legumes. Veja como é fácil a receita:

 Ingredientes

2 abobrinhas cortadas em tiras
2 cenouras cortadas em tiras
1 cebola cortada em tiras
2 caldos de legumes
2 dentes de alho picado
3 ninhos de macarrão tipo “cabelo de anjo”
Pimenta, sal e azeite

Modo de preparo

Ferva a água numa panela grande, juntamente com o caldo de legumes. Em seguida, adicione a cenoura e a abobrinha. Deixe cozinhar por 1 minuto. Junte os ninhos de macarrão. Após o cozimento, escorra toda a água.

Em outra panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Adicione o macarrão e os legumes. Tempere a gosto com pimenta e sal.

3 – Rolinho de abobrinha

A abobrinha é um legume com poucas calorias e muitos nutrientes, por isso ela não pode ficar de fora do cardápio. Veja a seguir uma receita deliciosa e fácil com esse ingrediente:

Ingredientes

1 abobrinha cortada em fatias
1 tomate picado
½ cebola picada
1 colher (café) de orégano
50g de queijo branco cortado em cubos
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Refogue a abobrinha numa frigideira com azeite. Em seguida, acrescente sal e pimenta. Mexa bem para que o legume possa refogar e aderir o tempero. Reserve.

Numa tigela, misture o frango, o tomate, o queijo, o orégano e o cheiro verde. Tempere com sal.

Chegou a hora da montagem: coloque o recheio de frango em cada fatia de abobrinha e feche, até formar um rolinho. Coloque os rolinhos numa assadeira e leve ao forno, por aproximadamente 10 minutos.

4 – Berinjela recheada

A berinjela é saborosa, nutritiva e ajuda a emagrecer. Veja a seguir uma receita que tem esse legume como principal ingrediente:

 Ingredientes

1 berinjela cortada em fatias
1 colher (café) de pimenta síria
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
3 azeitonas pretas
3 colheres (sopa) de ricota fresca
Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque as fatias de berinjela numa grelha. Salpique sal e deixe grelhar por três minutos cada lado. Em uma tigela, prepare o recheio, misturando ricota, cebolinha, sal e pimenta.

A montagem é bem simples: basta colocar uma rodela de tomate em cada fatia de berinjela grelhada. Em seguida, junte o recheio de ricota. Dobre a fatia de berinjela ao meio e coloque azeitona preta por cima.

5 – Ovo com pimentão

O ovo  não pode ficar de fora de uma boa dieta para emagrecer. Que tal prepará-lo com pimentão? Confira a receita:

Ingredientes

3 ovos
2 tomates cereja em rodelas
3 rodelas de pimentão

Modo de preparo

Coloque as rodelas de pimentão numa frigideira antiaderente grande. Em seguida, coloque uma rodela de tomate no meio de cada pedaço de pimentão. Quebre um ovo para ocupar o espaço de cada aro de pimentão. Tempere com sal e pimenta. Deixe fritar, até obter o ponto desejado.

E aí? O que você achou das receitas de almoço para emagrecer? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário com a sua sugestão.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...