Chá de pariparoba emagrece ou não? Entenda as propriedades

Publicado por Isabella Moretti


Será que o chá de pariparoba emagrece? Muitas pessoas se fazem essa pergunta, ao analisar as propriedades da planta. Conheça os benefícios da infusão e descubra se ela realmente ajuda a perder peso.

A pariparoba, cujo nome científico é Pothomorphe umbellata, se destaca como uma planta muito utilizada para fins terapêuticos. Trata-se de um subarbusto ereto, com muitos ramos e que pode ser encontrado praticamente em qualquer lugar do Brasil. Os índios Tupi tinham o costume de usar a planta para curar diferentes problemas de saúde.

Chá de pariparoba emagrece e oferece outros benefícios.

A pariparoba pode ser usada no preparo de um chá emagrecedor. (Foto: Divulgação)

Quais são as propriedades do chá de pariparoba?

A pariparoba é uma planta medicinal com ação anti-inflamatória, diurética, antiblenorrágica, vermífuga e antioxidante. O seu principal ativo é o 4-nerolidilcatecol, um tipo de óleo extraído das folhas e muito utilizado para tratamentos de aromaterapia.

São muitos os benefícios da pariparoba. Entre eles, vale destacar a capacidade de tratar afecções do fígado, combater inchaços, tratar furúnculos, reduzir dores de cabeça e amenizar dores de estômago. A planta medicinal tem efeito benéfico até mesmo contra úlceras, epilepsia e queimaduras.

Afinal, chá de pariparoba emagrece ou não?

O chá de pariparoba emagrece sim, desde que seja combinado a uma dieta leve e exercícios físicos. A infusão ajuda a perder peso porque é rica em propriedades diuréticas. Portanto, ao consumir a bebida diariamente, a pessoa retém menos líquido no corpo e não sofre com inchaço.

O chá emagrece em virtude das suas propriedades diuréticas. (Foto: Divulgação)

A ação diurética desse chá evita o excesso de água no organismo e estimula a eliminação dos líquidos através da urina. Além de melhorar o funcionamento da bexiga, a bebida também tem ação laxativa, por isso melhora o processo de digestão e contribui com o desempenho do intestino.

Como preparar o chá de pariparoba?

Preparar uma infusão à base de pariparoba é mais simples do que parece. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • ½ folha de pariparoba

Modo de preparo

Lave bem a folha de pariparoba e reserve. Numa chaleira, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Dentro desse recipiente, rasgue a folha em pedaços. Deixe a infusão ferver por 10 minutos. Ao completar o tempo de fervura, abafe o chá e espere ficar morno.

Para secar as gordurinhas indesejadas, o chá deve ser consumido meia hora antes de cada refeição ou duas horas depois. Evite tomar a bebida com o estômago vazio, pois isso pode causar enjoo. Beba, no máximo, quatro xícaras por dia.

A infusão também melhora o processo de digestão. (Foto: Divulgação)

Importante: a infusão preparada com pariparoba não é recomendada para gestantes ou mulheres que estão amamentando. A alta dosagem desse chá também pode ser prejudicial à saúde.

O chá de pariparoba emagrece, mas preocupe-se em manter um cardápio leve e crie uma rotina de treinos. Somente assim os resultados do emagrecimento serão efetivos.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...