Chá de hibisco emagrece! Veja os benefícios e como fazer

Publicado por Bianca Neves


chá de hibisco emagrece e oferece muitos outros benefícios. O efeito diurético do chá é capaz de prevenir a retenção de líquidos e impedir o acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, a bebida é rica em vitaminas e contribui com diversas funções do organismo.

O chá de hibisco de hibisco é um grande aliado para a perda de peso, ele é capaz de potencializar o efeito emagrecedor da combinação entre alimentação saudável e prática constante de exercícios físicos. Basta consumir  a bebida com frequência.

Consuma o chá de hibisco durante a dieta para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Consuma o chá de hibisco durante a dieta para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Chá de hibisco emagrece mesmo?

O chá de hibisco é feito a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, uma das dezenas de espécies de hibisco. Ela não é encontrada com facilidade na natureza, portanto, vale a pena ficar atento para não confundir a planta utilizada para fazer o chá com o hibisco comum em jardins.

O chá de hibisco emagrece devido a concentração de inúmeras propriedades benéficas ao corpo. Entre elas o efeito antioxidante, causado pela antocianina que elimina radicais livres do organismo. Além disso, essa mesma substância tem ação antioxidante e promove o bom funcionamento de todas as células que compõe o organismo humano.

O chá é um poderoso diurético e atua em de maneira positiva no sistema digestório. Através dele é possível manter o corpo livre de inchaços, seja por retenção de líquidos ou constipações. A bebida evita também irritações no estômago e intestino.

O chá de hibisco mantém o corpo livre de inchaço. (Foto: Divulgação)

O chá de hibisco mantém o corpo livre de inchaço. (Foto: Divulgação)

Como fazer?

Para fazer o chá de hibisco, aqueça 300 ml de água até que se formem bolhas. Desligue o fogo, acrescente uma colher de hibisco seco e deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos.

Combinações possíveis

O chá de hibisco tem sabor agradável, não é amargo e pode ser combinado com outros ingredientes.

Hibisco + Gengibre

O gengibre é muito comum em receitas de sucos e chás para emagrecer. Isso, porque o alimento é termogênico, capaz de aumentar a temperatura do corpo após a digestão e fazer com que as gorduras sejam eliminadas do corpo em menor tempo.

Preparar o chá de hibisco com gengibre é uma ótima alternativa para diversificar a receita e intensificar a ação contra o acúmulo de gordura. Basta acrescentar algumas rodelas do alimento na água, após ferver.

O chá de hibisco pode ser combinado com diversos tipos de ervas. (Foto: Divulgação)

O chá de hibisco pode ser combinado com diversos tipos de ervas. (Foto: Divulgação)

Hibisco + Canela

Também considerada um potente termogênico, a canela é uma boa combinação para o hibisco. Além do emagrecimento, ela é capaz de promover a melhora do sistema respiratório e combate o estresse.

A canela em pó é a mais indicada para o chá de hibisco. Durante a preparação, assim que a água ganhar fervura e o fogo for desligado, acrescente alguns paus de canela e as folhas de hibisco na água.

Hibisco + Cavalinha

A erva cavalinha tem efeito semelhante ao do hibisco, portanto, utilizar os dois ingredientes é uma maneira de garantir diversos benefícios ao corpo e prevenir o acúmulo de gordura. A cavalinha ainda tem o poder de prolongar a sensação de saciedade e tornar a pele mais saudável.

Para preparar o chá de hibisco com cavalinha, adicione a erva picada em água fervente. Desligue o fogo e só então acrescente o hibisco. A quantidade de ervas deve ser proporcional à quantidade de água, a cada 300 ml, uma colher de cada ingrediente.

Como tomar?

Consuma o chá antes das refeições. (Foto: Divulgação)

Consuma o chá antes das refeições. (Foto: Divulgação)

O chá de hibisco deve ser ingerido antes das principais refeições do dia: Café da manhã, almoço e jantar. Se a alimentação for saudável e equilibrada, pode acrescentar uma xícara antes de dormir. O consumo não deve ultrapassar quatro xícaras ao dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de hibisco pode provocar alterações hormonais, portanto, não é recomendado para grávidas e mulheres que pretendem engravidar. O consumo deve ser moderado durante o período pré-menstrual.

Agora você já sabe que o chá de hibisco emagrece, mas tome cuidado com as reações adversas. Os efeitos colaterais se manifestam somente se a bebida for consumida em excesso. Entre eles estão o mal estar por queda de pressão, dores de cabeça, irritação no estômago e fraqueza.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...