15 Trocas Alimentares Saudáveis para Fazer na Dieta

Publicado por Isabella Moretti


Você quer perder peso sem colocar a saúde em risco? Então aposte nas trocas alimentares saudáveis para fazer na dieta. As substituições valorizam os alimentos que são similares e não engordam. Confira!

Não é preciso realizar uma dieta extremamente restritiva para conseguir emagrecer. Você pode, na verdade, apostar em substituições práticas e espertas, que tornam o cardápio diário bem menos calórico. Vamos experimentar?

Dicas de trocas alimentares saudáveis para fazer na dieta

Veja a seguir algumas substituições saudáveis para a dieta:

1 – Troque a batata frita por chips de batata-doce

Ao invés de comer batata frita, você pode apostar nas chips de batata doce. Para fazer esse aperitivo, basta cortar o tubérculo em rodelas, colocar no micro-ondas por dois minutos para amolecer e depois levar ao forno com azeite. Deixe assar por 15 minutos para obter crocância.

2 – Troque o óleo de cozinha por azeite de oliva

O óleo de cozinha não é a escolha mais saudável para preparar os alimentos. A recomendação é substitui-lo pelo azeite de oliva, que é um tipo de gordura boa para o corpo.

3 – Troque o macarrão por abobrinha

Experimente cortar a abobrinha em tiras bem finas, semelhante ao formato do espaguete. Com certeza é um prato mais saudável e menos calórico do que a clássica macarronada.

4 – Troque pão de forma por alface

Comer alface no lugar do pão é uma substituição inteligente para emagrecer mais rápido. Use as folhas para preparar um sanduiche crocante e leve.

5 – Troque o brigadeiro por um pedaço de chocolate amargo

Quando surgir aquela vontade maluca de comer brigadeiro, não caia em tentação. Aposte em um pedaço pequeno de chocolate amargo, pois ele não possui açúcar.

6 – Troque o sorvete por smoothie

O smoothie é uma bebida cremosa, nutritiva e perfeita para um lanche refrescante. Para favorecer o emagrecimento, inclua iogurte grego sem gordura ou leite vegetal na receita.

7 – Troque a bolacha por barra de cereal

A barrinha de cereal é bem mais saudável e light do que a bolacha recheada. Portanto, não hesite em fazer essa substituição.

8 – Troque sal por ervas finas

Substituir excesso de sal por ervas finas é uma das mais importantes trocas alimentares saudáveis para fazer na dieta. Você pode usar salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim, entre tantos outros temperos naturais.

9 – Troque leite de vaca por leite vegetal

O tradicional leite de vaca é difícil de digerir e pode causar problemas gastrointestinais. Você pode substituí-lo por leite vegetal, preparado com amêndoas, arroz, castanhas ou nozes.

10 – Troque o açúcar refinado por mel

O mel é considerado um superalimento, especialmente na sua forma in natura. Ele possui grandes quantidades de minerais, antioxidantes e outras substâncias que protegem o organismo. Por causa do seu sabor adocicado, o mel é um ótimo substituto para o açúcar refinado.

11 – Troque o refrigerante por água aromatizada

Excluir o refrigerante da dieta não será tão difícil se você substitui-lo por água aromatizada para emagrecer. Essa bebida é saborosa, leve, refrescante e leva frutas de verdade.

12 – Troque arroz branco por arroz integral

O arroz não costuma ficar de fora do prato dos brasileiros. No entanto, você pode substituir os grãos branquinhos pela versão integral, que possui mais fibras e nutrientes.

13 – Troque carnes fritas por grelhadas

Ao invés de preparar uma carne na fritura, experimente grelhá-la. Esse procedimento deixa o filé de peixe, o frango ou mesmo o tradicional bife bem mais leve.

14 – Troque as balas por um mix de nozes e castanhas

Experimente substituir as balas e tantas outras guloseimas por uma porção de nozes e castanhas. Essa troca é uma poderosa estratégia para acabar com a vontade de comer doce.

15 – Troque o café por chá verde

Assim como o café, o chá verde também melhora a disposição, acelera o metabolismo e facilita a digestão. Também tem a vantagem de ajudar a emagrecer.

E aí? O que você achou das trocas alimentares saudáveis para fazer na dieta? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...