Cardápio de proteínas para emagrecer: veja os alimentos recomendados

Publicado por Vitor Rodrigues

Veja ideias para perder os quilinhos a mais investindo em proteínas!


Quando falamos em cardápio de proteínas, logo vem à mente algo saudável e eficiente. Isso não acontece à toa: já há muito tempo que as proteínas são conhecidas por proporcionarem melhoras significativas no corpo e na qualidade de vida de quem as consome corretamente.

Por outro lado, simplesmente cortar o restante dos nutrientes não funciona… É preciso saber equilibrar! Hoje vamos falar um pouco sobre cardápio de proteínas e os melhores alimentos para emagrecer. Você sabe quais são eles?

Nem só com frango se compõe um cardápio de proteínas para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Nem só com frango se compõe um cardápio de proteínas para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Cardápio de proteínas: principais alimentos

Para os adeptos do cardápio e proteínas, não basta consumir alimentos proteicos… É preciso saber quais deles e quais quantidades são necessárias.

 Em relação à escolha dos alimentos, nós podemos ajudar! Vamos listar aqui alguns dos itens mais utilizados por quem quer emagrecer sem perder qualidade de vida.

Por outro lado, para saber exatamente que horas e em quais quantidades consumi-los, seria interessante visitar um nutricionista. É só esse profissional que poderá montar a dieta mais eficaz de acordo com o funcionamento do seu metabolismo.

Peito de frango (16g de proteínas por peça)

Inclua frango grelhado na dieta. (Foto: Divulgação)

Inclua frango grelhado na dieta. (Foto: Divulgação)

Um dos principais alimentos do seu cardápio de proteínas deve ser o peito de frango, pois ele é uma das principais fontes de proteína magra existentes no reino animal.

Além de ser fonte de energia, esse tipo de carne ainda possui nutrientes que auxiliam nos cuidados com cérebro e coração.

Ovo (6g por unidade)

Ovos cozidos. (Foto: Divulgação)

Ovos cozidos. (Foto: Divulgação)

Detentor de vitamina B12, essencial para a redução dos níveis de gordura do seu corpo, o ovo também contém grande quantidade de proteína. Prefira o alimento na forma cozida, evitando assim a ingestão de resquícios de óleo em sua forma frita.

Outra coisa: não é recomendado comer o alimento cru, já que, ao fazer isso, você corre sério risco de ter problemas relacionados à bactéria Salmonella.

Especialistas indicam que o consumo ideal está na média de 4 ovos por semana.

Soja (34g de proteínas a cada 100g)

A soja também é uma fonte de proteína. (Foto: Divulgação)

A soja também é uma fonte de proteína. (Foto: Divulgação)

Ao contrário do que muitos pensam, nem só de carne e ovos é feito um cardápio de proteínas para emagrecer. Se você quer perder peso de maneira saudável, grãos proteicos como a soja podem ser de grande valia.

Peixes (20g de proteínas a cada 100g)

O peixe também é uma fonte de proteína animal. (Foto: Divulgação)

O peixe também é uma fonte de proteína animal. (Foto: Divulgação)

Sem contraindicações, os peixes são um alimento obrigatório no seu cardápio de proteínas, contendo os chamados “aminoácidos essenciais”, aqueles que não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo.

Fornecendo ômega 3, essa carne, além de auxiliar no emagrecimento, também faz bem ao cérebro. Dê preferência ao alimento assado, cozido ou grelhado.

Leite de vaca (8g de proteínas a cada 100g)

Não deixe de incluir leite de vaca no cardápio. (Foto: Divulgação)

Não deixe de incluir leite de vaca no cardápio. (Foto: Divulgação)

Você ainda pode recorrer ao bom e velho leite de vaca como alimento para a sua rotina diária.

Além do leite, todos os seus derivados também são conhecidos por fornecerem, em sua composição, três partes iguais de proteínas, carboidratos e gorduras, tornando-se alimentos bastante completos.

Outros alimentos indicados para um bom cardápio de proteínas para emagrecer são amêndoas, camarão, queijo branco, lentilhas e carne vermelha.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...