Batata doce ajuda na musculação! Veja dicas e receitas

Publicado por Bianca Neves


Saiba como a batata doce ajuda na musculação! A composição desse alimento é extremamente benéfica para o organismo, ela promove uma série de ações que contribuem para a eliminação da gordura e para crescimento da massa magra.

As batatas não são alimentos bem vistos pelos adeptos de hábitos saudáveis, a comum, é uma fonte ótima fonte de carboidratos, substancia que é reduzida no cardápio de quem pretende manter a boa forma. No entanto, a batata doce tem composição diferente e é rica em um tipo especial de carboidrato que não favorece o aumento do peso.

Aprenda como consumir batata doce para contribuir com a musculação. (Foto: Divulgação).

Aprenda como consumir batata doce para contribuir com a musculação. (Foto: Divulgação).

Batata doce ajuda na musculação

A batata doce ajuda na musculação e pode ser uma grande aliada na conquista da boa forma física. Por ser rica em carboidratos complexos, ela é um dos principais alimentos do cardápio de quem pratica exercícios físicos ou sofre de diabetes. Esse tipo de carboidrato tem estrutura diferenciada, o que torna sua digestão lenta e faz com que a liberação do açúcar no sangue ocorra de maneira gradual.

Para entender melhor os benefícios da batata doce, vale ressaltar que o carboidrato do tipo simples, encontrado nas batatas comuns e no arroz, é digerido rapidamente e causa fome mesmo logo após as refeições. O consumo excessivo ainda provoca o aumento dos níveis de açúcar no sangue e favorece o acúmulo de gordura.

A batata doce contem carboidrato complexos que fornecem energia antes e após o treino. (Foto: Divulgação).

A batata doce contem carboidrato complexos que fornecem energia antes e após o treino. (Foto: Divulgação).

Porém sem a presença de carboidratos no organismo, o corpo dos praticantes de musculação não é capaz de produzir energia e recorre à proteína encontrada nos músculos para continuar ativo. Como resultado, os músculos enfraquecem e lesionam com facilidade. A batata doce é uma alternativa saudável para manter o corpo sempre preparado para o treino e ainda contribuem com a saúde dos músculos.

Propriedades da batata doce

A batata doce é um alimento com grande potencial nutritivo, além dos carboidratos complexos que controlam os níveis de açúcar no sangue e prolongam a sensação de saciedade, ela também contém vitaminas do complexo B, muito importantes para a saúde do cérebro e prevenção de doenças relacionadas ao sangue, como a anemia.

Batata doce contém vitamina B6 e auxilia em diversas funções do corpo. (Foto: Divulgação).

Batata doce contém vitamina B6 e auxilia em diversas funções do corpo. (Foto: Divulgação).

Como e quando comer batata doce?

Para definir o melhor horário para comer a batata doce, é preciso considerar seus próprios objetivos. Se for apenas praticar a musculação para definir os músculos e eliminar as gorduras, é indicado uma porção de 100g 1 hora antes do treino. Já para quem deseja o crescimento dos músculos, o consumo pode ser feito logo após o treino. O uso de suplementos não precisa ser interrompido.

Receitas fit com batata doce

O ViverMaisFit separou 4 receitas leves que levam batata doce. Veja:

Purê de batata doce

Purê de batata doce. (Foto: Divulgação).

Purê de batata doce. (Foto: Divulgação).

Ingredientes

  • 200g gramas de batata doce
  • 1 colher de sobremesa de requeijão light
  • ½ copo de leite desnatado

Modo de Preparo

Leve as batatas ao fogo e deixe cozinhar. Retire do fogo quando estiverem no ponto e descasque. Amasse as batatas e acrescente o requeijão, mexa bem e aos poucos adicione o leite, até que a mistura ganhe consistência de purê.

Chips com batata doce

Chips de batata doce. (Foto: Divulgação).

Chips de batata doce. (Foto: Divulgação).

Ingredientes

  • 3 batatas doce
  • Orégano
  • Sal
  • Azeite

Modo de Preparo

Descasque as batatas e lave bem. Em seguida, corte as batatas em rodelas finas, mas não tanto, para que não grude uma na outra na hora de assar. Coloque todas as rodelinhas de batata em uma assadeira forrada com papel alumínio, é preciso deixa-las uma ao lado da outra.  Tempere com sal, orégano e pouco azeite. Deixe no forno por 30 minutos.

Batata doce assada

Batata doce assada. (Foto: Divulgação).

Batata doce assada. (Foto: Divulgação).

Ingredientes

  • 3 Batatas doces
  • 1 colher de Sal
  • Azeite

Modo de Preparo

Descasque as batatas e leve ao fogo para cozinhar, adicione uma colher de chá (cheia) de sal na água. Retire do fogo após amolecerem e deixe escorrer. Quando já estiverem secas, coloque-as sobre uma forma e tempere cada uma com uma colher de chá de azeite, se quiser, pode adicionar mais sal ou uma erva de sua preferencia para dar sabor. Deixe assar por 40 minutos no fogo médio.

Sopa de batata doce

Sopa de batata doce com frango. (Foto: Divulgação).

Sopa de batata doce com frango. (Foto: Divulgação).

Ingredientes

  • 400 ml de água
  • 2 alhos espremidos
  • 2 colheres de gengibre
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 tomates picados em cubos
  • ½ cenoura cortada em pedaços pequenos
  • 2 batatas-doces cortadas em pedaços pequenos
  • ½ peito de frango desfiado (tempere à gosto)
  • ½ cebola picada
  • Sal a gosto

Modo de fazer

Coloque o sal, o alho, a cebola e o azeite em uma panela grande. Adicione na panela todos os ingredientes, exceto o frango, e refogue por alguns minutos. Coloque a água na panela e espere que a cenoura e a batata cozinhe. Em seguida, adicione o frango e deixe ferver por alguns minutos.

Agora você já sabe porque a batata doce ajuda na musculação e tem boas dicas de receitas para incluir no seu cardápio. Faça uma dieta balanceada e melhore os resultados do seu treino.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...