Adoçantes Naturais que Não Engordam: Dicas para Substituir o Açúcar

Publicado por Fernanda Bandeira


Está em busca de uma vida saudável e adoçantes naturais que não engordam? Iniciativa inteligente! Vem conosco, que vamos te ajudar a escolher as melhores opções para a sua saúde.

A gente sabe, dieta e reeducação alimentar são um mundo novo que confunde no início. São muitas informações. E qual adoçante escolher na prateleira para levar para casa? Qual é o mocinho e qual é o vilão? Descubra agora como adoçar as refeições sem os números subirem na balança.

O mel é um adoçante natural que não compromete a dieta. (Foto: Divulgação)

Exemplos de Adoçantes Naturais que Não Engordam

1 – Frutose

A frutose é o açúcar que vem das frutas. Por isso, que tal deixar de lado os outros adoçantes e tomar seu suco in natura, curtindo o seu sabor real?

É claro que tudo em excesso pode engordar, até mesmo a frutose. Mas, se você souber usá-la sem exageros, o seu peso ideal estará garantido. E, ainda, os alimentos que mais contêm frutose (em excesso) são os industrializados. Então fique atento e passe longe.

O açúcar das frutas também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)

2 – Stevia

Você já deve ter ouvido falar sobre o adoçante stevia. Mas você sabe de onde ela vem? Ela tem como origem uma planta da América do Sul. Há séculos atrás, os povos indígenas já a utilizavam pelas suas propriedades adoçantes.

A stevia tem baixíssimas calorias e adoça até mais do que o açúcar!

3 – Agave

A planta agave parece um cacto e, dentro, se encontra o seu néctar, docinho e super saudável. É suculenta e semelhante à babosa (aloe vera). Tem baixo índice glicêmico e, na forma de xarope, fica muito parecido com o mel. Nessa forma, o agave tem alto poder adoçante.

Uma grande vantagem é que o agave sacia a fome, o que faz com que se come menos nas refeições.

Muitas pessoas também apostam na planta agave. (Foto: Divulgação)

4 – Mel

O mel é um adoçante natural que substitui o açúcar refinado em sucos, vitaminas, sobremesas e muito mais. Além disso, é uma opção saudável para regularizar o funcionamento do intestino e combate sintomas de resfriado, como a tosse e a coriza.

E o mel não engorda? Não, você não deve se preocupar a menos que coloque colheres e colheres dele nos seus alimentos.

Outra vantagem é o sabor, que é inconfundível, não é mesmo?

Cuidados: Açúcar Mascavo, Demerara e Cana-de-Açúcar

Para quem deseja evitar produtos com muitos aditivos químicos, sem dúvidas o açúcar mascavo ou o demerara são ótimas opções. Porém eles engordam. Se a pessoa que o consome não se exercita regularmente, ele se acumula e é transformado em gordura.

Por não ter excesso de química, o açúcar mascavo – extraído do cozimento da cana-de-açúcar – preserva muito de suas características nutricionais. Gosta desse tipo de açúcar? Consuma com moderação.

O açúcar demerara é mais saudável do que o açúcar extraído da cana. (Foto: Divulgação)

O açúcar demerara recebe pouco ou nenhum aditivo químico. Ele é levemente refinado, mas, ainda assim, não se deve descuidar do seu potencial calórico. Apresenta a mesma quantidade de calorias que o açúcar branco, cristal e o açúcar orgânico.

A cana-de-açúcar é mais saudável que o açúcar industrializado, com certeza. É natural e muito nutritiva, porém é igualmente muito calórica e engorda se consumida todos os dias ou em quantidades exagerada.

Já sabe agora o que colocar ou não no carrinho? Ficou mais fácil se decidir pelos adoçantes naturais que não engordam sem ser surpreendido pelo aumento de peso não esperado.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...