Adoçante Stevia: Benefícios e males para saúde

Publicado por Bianca Neves


Conheças os benefícios e os malefícios do adoçante Stevia. Ele é um dos mais indicados em dietas que proíbem o consumo de açúcar, pois é feito a partir de uma planta natural da América Latina e não possui substâncias artificiais como a maioria dos outros adoçantes.

A Stevia, planta da qual o adoçante é produzido, não apresenta riscos à saúde e considerada como uma planta medicinal no Japão. Em sua forma natural pode ser até 400 vezes mais doce do que o açúcar da cana, para que a stevia seja transformada e comercializada como um adoçante,  muitas vezes são necessários vários processos químicos, fazendo com que o produto não continue tão saudável.

adoçante-stevia-benefícios-e-males-para-saude

A stevia é uma planta natural da América do Sul. (Foto: Divulgação).

Benefícios do adoçante Stevia

Veja a seguir os principais benefícios do adoçante natural Stevia:

É bom para diabéticos

Os diabéticos não precisam se preocupar com o consumo do adoçante Stevia. Ao contrário do açúcar comumente utilizado na cozinha, esse adoçante não tem a capacidade de aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Não aumenta o peso

Outro benefício do adoçante Stevia é que ele não possui calorias. É preciso considerar que ele é extraído de uma planta, portanto, é incapaz de provocar o aumento do peso como o açúcar extraído da cana.

O adoçante de stevia pode ser utilizado em dietas de emagrecimento. (Foto: Divulgação).

O adoçante de stevia pode ser utilizado em dietas de emagrecimento. (Foto: Divulgação).

É diurético

O adoçante Stevia também é indicado para quem pretende emagrecer, pois ele tem efeito diurético, previne o acúmulo de líquido no corpo e o inchaço, especialmente na barriga.

Controla pressão arterial

Os hipertensos também podem contar com os efeitos positivos do adoçante. A planta da qual ele é feito tem propriedades medicinais capazes de proteger a saúde do coração, ajudando a controlar a pressão arterial e a frequência dos batimentos cardíacos.

A stevia ajuda a controlar a pressão. (Foto: Divulgação).

A stevia ajuda a controlar a pressão. (Foto: Divulgação).

Auxilia na digestão

Muitas pessoas sentem dores na barriga ou um pequeno desconforto após consumir algum tipo de doce, o adoçante não causa esse efeito durante a digestão. Propriedades da Stevia são capazes de prevenir dores de estomago e ainda contribuem para que a digestão ocorra sem causar incomodo.

Males do adoçante Stevia

O extrato de Stevia utilizado em sua forma natural como adoçante, é incapaz de causar efeitos colaterais graves. No entanto, se o adoçante a base de stevia for industrializado e composto por grande quantidade de conservantes, boa parte dos benefícios e propriedades que a planta é capaz de proporcionar ao organismo, são perdidos.

Os adoçantes de stevia industrializados podem fazer mal à saúde. (Foto: Divulgação).

Os adoçantes de stevia industrializados podem fazer mal à saúde. (Foto: Divulgação).

É importante que o consumo desse tipo de produto não seja exagerado. Por ser doce, quando ingerimos o adoçante o organismo se prepara para recebe-lo como se fosse um açúcar e libera glicose na corrente sanguínea, mas não recebe glicose novamente, já que a stevia não possui esse tipo de substância em sua composição. Isso obriga o organismo a utilizar outras fontes de glicose para conseguir produzir energia pro corpo, o que gera um grande desequilíbrio.

O segredo para não trazer riscos para a saúde por conta do consumo dos adoçantes feitos a base de stevia, é verificar muito bem o rótulo, quanto mais artificial, menos benéfico e com malefícios equivalentes ao do açúcar comum ele pode ser.

 




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...